A diretora executiva-adjunta da ONU Mulheres, Anita Bhatia, participou do Fórum de Paz de Paris, um evento internacional sobre questões de governança global e multilateralismo, no dia 12 de novembro, para discutir o próximo Fórum Geração Igualdade 2020. O Fórum é um encontro global centrado na sociedade civil pela igualdade de gênero, convocado pela ONU Mulheres e co-organizado pelos governos do México e da França.
A Ministra de Estado da França para a Igualdade de Gênero e a Luta contra a Discriminação, Marlene Schiapp, e a Vice-Ministra do México para Assuntos Multilaterais e Direitos Humanos, Martha Delgado, também estiveram presentes na mesa redonda moderada pela jornalista do France 24, Annette Young.
O Fórum Geração Igualdade será transmitido em tempo real em todo o mundo por meio de sessões interativas para aumentar a capacidade de participação. TO Fórum terá início na Cidade do México, México (7 a 8 de maio de 2020) e culminará em Paris, França (7 a 10 de julho de 2020).[Mais informações aqui]
A Sra. Bhatia também visitou as exposições de três projetos liderados pela ONU Mulheres que foram apresentados no Fórum de Paz de Paris.
Uma delas é a "Cooperativa de Mulheres SADA", fundada por 50 mulheres turcas, sírias e afegãs em Gaziantep, sudeste da Turquia. A Cooperativa teve sucesso na produção coletiva, governança inclusiva e coexistência pacífica, e buscou maneiras novas e inovadoras de construir sustentabilidade e estabelecer parcerias internacionais. A Cooperativa se originou do "Centro de Solidariedade e Empoderamento da Mulher SADA" liderado pela ONU Mulheres, financiado pela União Europeia, Fundo MADAD e Governo do Japão.
História relacionada: “"Eu curei as feridas da guerra e me sinto mais confiante sobre meu futuro"”
Ensaio fotográfico: a jornada de uma mulher para encontrar esperança na Turquia, após escapar da Síria
Outro projeto da ONU Mulheres apresentado no Fórum da Paz foi a “African Girls Can Code Initiative” (AGCCI), que reúne meninas de todo o continente para despertar seu interesse nas TICs como uma carreira e para capacitá-las como jovens mulheres promissoras e inovadoras. O projeto é implementado pela ONU Mulheres da Etiópia em colaboração com a União Africana, União Internacional de Telecomunicações, com o apoio do Governo da Dinamarca durante seu primeiro ano.
O projeto “Compre de Mulheres Plataforma Digital para Pequenos Agricultores no Mali também foi apresentado no Fórum. O projeto, lançado em 2017, visa fortalecer a governança, melhorar a segurança e construir resiliência, investindo nas mulheres e na criação de empregos na região do Sahel.
Durante a sua visita, a Sra. Bhatia também participou da Reunião do Conselho da Business for Inclusive Growth Initiative, no dia 11 de novembro. Lançado como parte da presidência francesa do G7, o Conselho reúne mais de 30 empresas multinacionais. A Sra. Bhatia informou a Diretoria sobre Campanha e o Fórum Geração Igualdade e os Princípios de Empoderamento das Mulheres.