O Fórum Geração Igualdade é um encontro global pela igualdade de gênero, convocado pela ONU Mulheres e co-organizado pela França e pelo México, em parceria com a sociedade civil e a juventude. O Fórum terá início na Cidade do México em março de 2021 e culminará em Paris em junho de 2021.
Mais de 25 anos após a histórica Quarta Conferência Mundial sobre a Mulher e a adoção da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim, o Fórum fará um balanço do progresso e conduzirá ações concretas para acelerar o progresso em direção à igualdade de gênero.
O Fórum reafirmará o valor do multilateralismo e reunirá a liderança e a participação de várias partes interessadas - sociedade civil, governos, empresas, cidades, parlamentos, sindicatos, mídia e muito mais - com foco em parcerias intergeracionais e multissetoriais. Para impulsionar a garantia de compromissos transformacionais para a igualdade de gênero, o Fórum irá suscitar e destacar tanto uma agenda feminista (incubada durante o Fórum do México) como o lançamento de ‘ Coalizões de Ação’’ parcerias para uma ação ampliada e urgente.
O Fórum Geração Igualdade foi lançado no âmbito do processo de revisão Pequim +25 , que ocorreu de março de 2019 a setembro de 2020.
Resultados do Fórum
O Fórum pretende estimular compromissos financeiros e políticos para a igualdade de gênero e alimentar um movimento multissetorial para garantir ação e responsabilidade. Será uma oportunidade única na década de promover os direitos das mulheres e garantir que o gênero esteja no centro da agenda pós-COVID.
As ambições do Fórum serão realizadas por meio de uma agenda feminista ousada e do trabalho de um conjunto de ‘Coalizões de Ação’. O resultado: progresso tangível em direção à igualdade de gênero durante a Década de Ação da ONU (2020-2030) para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
As Coalizões de Ação são parcerias globais, inovadoras e com várias partes interessadas que mobilizarão governos, sociedade civil, organizações internacionais e o setor privado para:
- catalizar a ação coletiva,
- estimular conversas globais e locais entre gerações,
- impulsionar o aumento do investimento público e privado,
- entregar resultados concretos e inovadores.
Com base nos princípios dos direitos humanos e por meio de um processo baseado em dados de consulta com grupos feministas internacionais, organizações ativistas de base, governos e outras parcerias, os temas selecionados para as Coalizões de Ação da Geração são:
- Violência baseada em gênero
- Justiça econômica e direitos
- Autonomia corporal e saúde e direitos sexuais e reprodutivos (SRHR)
- Ação feminista pela justiça climática
- Tecnologia e inovação para a igualdade de gênero
- Movimentos e liderança feministas
Além disso, um Pacto sobre Mulheres, Paz e Segurança e Ação Humanitária trabalhará para direcionar ações e recursos para essa agenda. Cada Coalizão de Ação irá propor um conjunto de ações concretas, ambiciosas e imediatas dentro do período de 2020-2025 para gerar um impacto tangível na igualdade de gênero e nos direitos humanos de meninas e mulheres. Eles garantirão financiamento para esta agenda, para abordar lacunas de recursos sistêmicos que têm dificultado o impacto até agora.
Liderança e Governança
O Fórum Geração Igualdade está sendo convocado pela ONU Mulheres e co-organizado pelos governos da França e do México em estreita parceria com a sociedade civil e a juventude. O Grupo Central de tomada de decisões que está liderando o planejamento, definição da agenda e execução do Fórum e seus resultados tem representação de cada um desses cinco eleitorados principais. A governança também é apoiada por um Grupo Consultivo da Sociedade Civil, um Grupo de Trabalho de Jovens e um Comitê de Orientação de Participação Múltipla. Você pode aprender mais visitando suas páginas.