Fórum Geração Igualdade: Cidade do México 29 a 31 de março de 2021
O Fórum Geração Igualdade México foi concluído em 31 de março, após 3 dias de discussões dinâmicas, atividades e celebração cultural, com a revelação do esboço dos projetos das Coalizões de Ação: Um Plano de Aceleração Global para a Igualdade de Gênero e de novos compromissos catalíticos para a igualdade de gênero. Estes prepararam o cenário para passar a tocha do Fórum para sua próxima etapa em Paris de 30 de junho a 2 de julho, que será um grande momento de compromisso. A juventude e os líderes da sociedade civil também lançaram uma visão 2026 e um caminho comum feminista.
O Fórum virtual na Cidade do México, de 29 a 31 de março, registrou mais de 13.000 participantes de todas as partes do mundo, dos quais 48% tinham 34 anos de idade ou menos. O evento também envolveu mais de 250 palestrantes de 85 países para revigorar as ações e movimentos em prol da igualdade de gênero. O encontro ocorreu em meio a preocupações crescentes de que a COVID-19 exacerbou uma "crise de igualdade de gênero", tornando crítica a ação e o investimento nos direitos das mulheres. Um quarto de século após o marco da Conferência e Plataforma de Ação de Beijing, o Fórum teve como objetivo reacender os esforços para sua plena implementação.
Perdeu algum dos momentos-chave do Fórum? Acompanhe aqui.
Abertura do Fórum Geração Igualdade na Cidade do México
A abertura do Fórum de Igualdade de Geração na Cidade do México testemunhou lideranças globais unidas para exigir um progresso ousado e concreto em direção à igualdade de gênero. Phumzile Mlambo-Ngcuka, Diretora Executiva da ONU Mulheres falou na abertura do Fórum ao lado do Secretário-Geral da ONU António Guterres, do Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador e do Presidente da França Emmanuel Macron (via vídeo).
Também se juntaram a jovem ativista Elvira Pablo e a líder da sociedade civil Sharon Bhagwan Rolls (via vídeo link), representando jovens e grupos da sociedade civil que são parcerias na concepção e co-criação do Fórum, assim como Olga Sanchez Cordero, Secretária do Interior do México, e Marcelo Ebrard, Secretário de Relações Exteriores do México. .
Mulheres e Liderança Transformativa para a Igualdade de Geração
Uma sessão plenária "Mulheres e Liderança Transformativa para a Geração Igualdade" destacou a liderança feminina como um dos principais motores para a igualdade de gênero e contou com a primeira-ministra da Finlândia Sanna Marin, a secretária-geral adjunta da ONU Amina Mohamed e muitas outras intervenções. As palestrantes falaram da importância da liderança inclusiva e da mudança que ela pode trazer para todas as meninas e mulheres ao redor do mundo, e compartilharam suas abordagens e experiências antes e durante o surto da COVID-19. Assista à gravação da sessão plenária aqui
Diálogos Temáticos
Vinte e dois diálogos temáticos aconteceram ao longo do primeiro dia do Fórum, focalizando as desigualdades estruturais e crises que estão na base das lacunas de implementação da Plataforma de Ação de Pequim. Reunindo especialistas dos mais diversos setores e formações, os tópicos de discussão variaram do feminismo no contexto da emergência climática à necessidade de inclusão da tecnologia digital, apoio aos movimentos feministas e organizações de base, violência baseada no gênero, e muito mais.
As lideranças da Coalizão de Ação lançam seu Plano de Aceleração Global para a Igualdade de Gênero no segundo dia do Fórum de Igualdade de Geração.
O "Plano de Aceleração Global para a Igualdade de Gênero" da Coalizão de Ação foi lançado no Fórum, que apresenta o esboço do roteiro para acelerar o progresso da igualdade de gênero e inclui o plano para cada um dos seis temas da Coalizão de Ação. Este documento é o resultado de um processo altamente dinâmico e iterativo, no qual as Coalizões de Ação trabalharam juntas para construir um plano de aceleração em áreas-chave que são importantes para a vida das mulheres e das meninas. Explore aqui a ambiciosa agenda em sua totalidade aqui.
A culminação do Fórum: Compromissos Catalisadores e Passagem da Tocha para Paris
Encerrando o Fórum para o Governo do México, o Sr. Marcelo Ebrard, Secretário de Relações Exteriores do México, compartilhou a visão do feminismo do país como um guia para a mudança diante das grandes desigualdades que a pandemia da COVID-19 agravou.
O dia de encerramento também mostrou os compromissos catalíticos destinados a inspirar e mobilizar os maiores esforços de compromisso que tomarão o papel principal no evento de Paris:
- - O Instituto Nacional da Mulher do México (INMUJERES) em parceria com a ONU Mulheres lançou uma iniciativa para uma Aliança para o Trabalho de Cuidados, em um esforço ousado para enfrentar a carga de cuidados que impede a oportunidade econômica das mulheres, e que aumentou devido à pandemia;
- - Women Moving Millions - uma rede global de mulheres filantrópicas individuais - assumiu o compromisso de levantar 100 milhões de dólares até Paris para apoiar toda a agenda da Coalizão de Ação;
- - Uma parceria estratégica entre a Fundação Ford, o Equality Fund e o Governo do Canadá anunciou um compromisso destacando a importância do financiamento feminista para alcançar a igualdade de gênero, incluindo: um compromisso de USD 15 milhões da Fundação Ford para o Equality Fund; planos para iniciar uma Aliança Global Multilateral para Movimentos Feministas Sustentáveis; e um compromisso de USD 10 milhões do Canadá para o Fundo Fiduciário da ONU para Acabar com a Violência contra a Mulher.
Programa Cultural
Os principais momentos culturais do Fórum incluíram o Generation Equality Film Festival, com uma cerimônia de premiação ao vivo no segundo dia do Fórum. Os filmes retratam, de forma poderosa e profunda, porque é fundamental acabar com todas as práticas prejudiciais, incluindo a mutilação genital feminina, e lutar contra estereótipos e normas sociais. Veja os filmes vencedores e a seleção oficial aqui.
Como parte da cerimônia de encerramento do Fórum Geração Igualdade, "Flying in Sorority", um mural do artista mexicano Adry del Rocío foi revelado. O mural foi comissariado e produzido pela Street Art for Mankind (SAM). A peça, que visa reconhecer os movimentos feministas mexicanos em toda sua diversidade, a partir de uma perspectiva histórica, e clamar por ações em prol da igualdade de gênero, é inspirada pelas aspirações da juventude, e será um legado duradouro do Fórum Geração Igualdade no México.
Ações e Compromissos para a Jornada a Paris
A próxima fase da jornada do Fórum se concentra em reunir ações e compromissos para a igualdade de gênero a serem anunciados em Paris, em junho.
As organizações interessadas em se tornarem agentes de compromisso do Fórum Geração Igualdade podem ver as FAQ ou completar uma declaração de interesse.
Junte-se à campanha #ActForEqual #ActForEqual para tomar ações e assumir compromissos para o Fórum Geração Igualdade em Paris.