29 de março, Cidade do México: A "Unstereotype Alliance" lança hoje um capítulo nacional no México, no dia da inauguração do Fórum Geração Igualdade na Cidade do México. Uma coalizão de nove grandes anunciantes e associações do setor se uniram para combater estereótipos prejudiciais na publicidade e no conteúdo de mídia do país.
Convocada pela ONU Mulheres, a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, a "Unstereotype Alliance" é uma plataforma de pensamento e ação que busca erradicar estereótipos prejudiciais da publicidade e da mídia. O México é o oitavo capítulo nacional da Aliança a ser lançado mundialmente e, após o Brasil em 2019, o segundo na América Latina.
Como o segundo maior mercado de publicidade da região*, o México reúne um poderoso coletivo de membros fundadores, incluindo AVE, Fundación Chedraui, Diageo, Mars, PepsiCo, Publicis Groupe, Sony Music, Unilever e WPP. O trabalho abordará estereótipos de gênero na publicidade, com foco em retratos progressistas de mulheres e homens em papéis não tradicionais em casa e no local de trabalho. Um segundo foco será transformar a objetificação das mulheres e masculinidades prejudiciais na mídia e na publicidade que reforçam a violência de gênero.
Phumzile Mlambo-Ngcuka, diretora executiva da ONU Mulheres deu as boas-vindas ao lançamento, dizendo: "O lançamento do capítulo Nacional da "Unstereotype Alliance" no México neste momento crucial durante o Fórum Geração Igualdade no México é um importante momento que destaca o papel das parcerias do setor privado em nossa agenda coletiva para a igualdade de gênero. Ao lidar com os estereótipos que prendem as mulheres e meninas, a "Unstereotype Alliance" apoia os objetivos do Fórum de alcançar um progresso imediato e irreversível em direção à igualdade de gênero. Parabenizo todas e todos integrantes do capítulo do México e agradeço às nossas parcerias por se juntarem a nós na eliminação de todos os estereótipos prejudiciais em sua publicidade e mídia para criar uma mudança cultural ampla e duradoura e a conquista de um mundo verde, equitativo, inclusivo e sensível ao gênero", declarou.
Os estereótipos destrutivos proliferam na publicidade e no conteúdo da mídia no México e impedem o progresso em direção à igualdade de gênero. As descobertas do estudo de Atitudes de Igualdade de Gênero da ONU** no México revelaram que apenas uma em cada cinco mulheres se sente segura em espaços públicos. 67% dos entrevistados acreditam que a mídia no México (televisão, anúncios ou comunicação pública) retrata mulheres e homens em papéis tradicionais e 45% das pessoas acreditam que quando uma mãe trabalha por pagamento, as crianças sofrem. Além disso, o estudo mexicano ITF*** sobre publicidade em 2019 descobriu que quase 50% dos anúncios no México incluem estereótipos sexistas.
Belén Sanz, representante da ONU Mulheres no escritório do México, indicou que "O setor privado, a indústria da publicidade e a mídia desempenham um papel fundamental na construção de uma sociedade com igualdade de gênero. O capítulo mexicano da "Unstereotype Alliance" está dando os primeiros passos em direção a um futuro com igualdade de gênero por meio da erradicação de estereótipos de gênero prejudiciais em todos os conteúdos de mídia e publicidade. Ao abordar os estereótipos de gênero na publicidade, integrantes do capítulo "Unstereotype Alliance" no México se concentrarão em retratos progressivos de mulheres e homens em funções não tradicionais tanto em casa quanto no local de trabalho e contribuirão para a criação de sociedades mais igualitárias."
Rosario Zavala, presidente do Comitê de Igualdade e Inclusão da AVE acrescentou: "Para a AVE é essencial ser um aliado da "Unstereotype Alliance". O México tem altos níveis de desigualdade e isso se reflete no conteúdo da mídia. Em linha com o nosso propósito, fazer parte desta iniciativa nos permitirá fortalecer nossa influência sobre as marcas para que possam criar novas narrativas, conteúdos e publicidade livre de estereótipos que agreguem valor à nossa economia e às nossas pessoas.
Ignacio González Quirsco, diretor geral da Fundación Chedraui, disse: "Na Fundación Chedraui estamos comprometidas e comprometidos com a inclusão e a igualdade de gênero. É essencial unir forças como empresas e associações para promover a igualdade e o empoderamento das mulheres. Acreditamos que a união traz força e parcerias para fomentar iniciativas para melhorar o papel das mulheres no México, bem como suas condições, e a eliminação de estereótipos são uma parte fundamental do sucesso da "Unstereotype Alliance".
Alan Loredo, diretor de Relações Corporativas da Diageo México, disse: "Na Diageo, impulsionamos, defendemos e celebramos a diversidade e a inclusão em todos os aspectos do nosso negócio. Fazer parte do capítulo da "Unstereotype Alliance" no México e unir esforços com outras empresas líderes, confirma nosso compromisso local e global para gerar mudanças e erradicar os estereótipos de gênero na publicidade. Como anunciantes, apoiamos vozes progressistas, celebramos a diversidade e contribuímos todos os dias, juntos com nossas marcas e suas campanhas publicitárias, para formar uma sociedade tolerante e promover uma mudança positiva na indústria e no mundo".
Andrea Dávila, gerente sênior regional de marcas e conteúdo da Mars Wrigley, mencionou que: "Na Mars, acreditamos que o mundo que queremos amanhã começa com a forma como fazemos negócios hoje. Somos uma empresa privada construída sobre uma cultura que convida, valoriza e envolve todas as vozes das colaboradoras e dos colaboradores igualmente e acreditamos que devemos fazer o mesmo para envolver as consumidoras e os consumidores em nossas campanhas publicitárias. O marketing das nossas marcas deve falar e celebrar a diversidade dos públicos que as apreciam".
Hernán Tantardini, vice-presidente e gerente geral daSabritas, PepsiCo Mexico Foods, acrescentou que: "Temos o mandato de representar mulheres e homens de uma forma inclusiva e diversa - é um apelo à equidade, mas também algo que o consumidor exige de nós. Estamos orgulhosas e orgulhosos de nos juntar à "Unstereotype Alliance" para que o México se torne uma liderança no marketing diversificado."
Lila López Negrete, diretora de Marketing, Divisão de Produtos Alimentares da Unilever México, disse: "Na Unilever, estamos cientes de que mais da metade das pessoas consideram que a indústria de beleza e cuidados pessoais pode fazer com que se sintam excluídas. Diante dessa problemática que existe em torno dos estereótipos na publicidade, nos associamos à "Unstereotype Alliance", a favor da igualdade de gênero e a favor da eliminação dos preconceitos, ainda mais considerando o contexto em que vivemos, onde o empoderamento das mulheres é a ferramenta que quebrará barreiras, ajudando as mulheres a se desenvolverem e alcançarem seu potencial máximo. "
Polo Garza, presidente da WPP México, disse: "A WPP tem apoiado a "Unstereotype Alliance" desde o início e estamos muito felizes por fazer parte dessa aliança no México. Acreditamos que anular os estereótipos e os papéis de gênero sobre a situação das mulheres na publicidade e no conteúdo é uma forma muito poderosa de educar a sociedade em relação à inclusão, diversidade, igualdade de gênero e racismo. Tenho certeza de que a mídia, a indústria da comunicação e os anunciantes se unirão e apoiarão essa iniciativa porque é a coisa certa a fazer".
A aliança nacional do México é lançado em um momento de crescimento acelerado para a "Unstereotype Alliance", que cresceu 7 vezes desde seu estabelecimento em 2017. A associação mundial atualmente inclui 173 empresas e organizações da indústria, incluindo oito capítulos nacionais em cinco continentes, com planos de lançar mais sete alianças aal em 2021.
Sobre a "Unstereotype Alliance"
A Unstereotype Alliance busca erradicar estereótipos prejudiciais da publicidade e da mídia para ajudar a criar um mundo mais igualitário. Convocada pela ONU Mulheres - a entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero, a Aliança atua coletivamente para capacitar as pessoas em toda a sua diversidade (gênero, raça, classe, idade, habilidade, etnia, religião, sexualidade, idioma, educação, etc.) usando a publicidade como uma força do bem para impulsionar mudanças positivas em todo o mundo.
Saiba mais: unstereotypealliance.org
Sobre o Fórum Geração Igualdade
O Fórum Geração Igualdade é um encontro global em favor da igualdade de gênero, convocado pela ONU Mulheres e co-organizado pelos governos do México e da França com a liderança e participação da sociedade civil. O Fórum será inaugurado na Cidade do México (México) do dia 29 a 31 de março de 2021 e será concluído em Paris (França) em junho de 2021.
Vinte e cinco anos após a histórica Quarta Conferência Mundial sobre as Mulheres e a adoção da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim – a estrutura mais abrangente para alcançar o empoderamento das mulheres e a igualdade de gênero - o Fórum fará uma mensuração do progresso e definirá uma agenda para ações concretas para promover a igualdade de gênero até 2030.
Saiba mais: http://forogeneracionigualdad.mx
*Indústria de publicidade no México - Estatísticas e fatos
**Estudo de Atitudes de Igualdade de Gênero, Fase 2, ONU Mulheres, 2020