Na preparação para o 25º aniversário da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim (Pequim + 25), a agenda mais visionária para a igualdade de gênero e os direitos das mulheres, mais de 850 participantes, incluindo integrantes do alto escalão do governo e representantes da sociedade civil, e organizações internacionais da América do Norte, Europa, Cáucaso e Ásia Central reuniram-se em Genebra nos dias 29 e 30 de outubro para fazer uma mensuração do progresso dos compromissos de Pequim.
Apesar do progresso, muitos dos desafios enfrentados em Pequim continuam a ser uma realidade nos 56 países membros da Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (UNECE). "2020 é um ano importante em termos de igualdade de gênero e direitos das mulheres. Não basta ter esperança, precisamos de ações decisivas. Precisamos mudar mentalidades e tradições atrasadas ", enfatizou Altynai Omurbekova, vice-primeira ministra da República do Quirguistão, co-presidente da reunião.
A Reunião de Revisão Regional de Pequim + 25, patrocinada pela UNECE e pela ONU Mulheres, revisou o progresso e os desafios persistentes, apresentando abordagens políticas práticas que podem ajudar a remover as barreiras estruturais que impedem as mulheres de participar igualmente em todas as áreas da vida.