Ativismo e compromissos para acelerar a igualdade de gênero marcam a conclusão do Fórum Geração Igualdade na Cidade do México

• Movimentos juvenis e feministas ajudam a impulsionar o apelo à ação
• Compromissos exemplares inspiram e estabelecem o caminho para passar a tocha do Fórum para sua próxima etapa em Paris, 30 de junho
• Lançamento de Coalizões de Ação: Um plano global para a igualdade de gênero

Contatos de mídia:
Miguel Trancozo Treviño, m.trancozotrevino@unwomen.org, +525538366192 e Carlos Vargas, INMUJERES (Instituto Nacional da Mulher), crvargas@inmujeres.gob.mx

Cidade do México, México, 31 de março de 2021 - O Fórum Geração Igualdade no México foi concluído hoje com a revelação de um projeto de Coalizão de Ação e de novos compromissos catalíticos para a igualdade de gênero. Isso preparou o terreno para passar a tocha do Fórum para sua próxima etapa em Paris em 30 de junho, que será um grande momento de compromisso. Lideranças da juventude e da sociedade civil também lançaram uma visão 2026 e um caminho feminista comum. Esse progresso foi possível graças a uma vibrante coalizão intergeracional de agentes que representam governos, sociedade civil, organizações feministas e juvenis, setor privado, filantropia e organizações internacionais.

O Fórum na Cidade do México, de 29 a 31 de março, envolveu cerca de 10.000 pessoas, incluindo mais de 250 palestrantes de 85 países, para revigorar as ações e movimentos pela igualdade de gênero. Refletindo o espírito de envolver uma nova geração, quase metade das pessoas participantes tinha menos de 30 anos. A reunião ocorreu em meio a preocupações crescentes de que a Covid-19 exacerbou uma "crise de igualdade de gênero", tornando crítica a ação e o investimento nos direitos das mulheres. Um quarto de século após a histórica Conferência e Plataforma de Ação de Pequim, o Fórum teve como objetivo reacender os esforços para uma implementação completa.

Encerrando o Fórum para o Governo do México, o co-anfitrião do Fórum, Marcelo Ebrard, secretário de Relações Exteriores do México, compartilhou sua visão do feminismo como um guia para a mudança diante das grandes desigualdades exacerbadas pela pandemia COVID- 19. “O feminismo mantém otimismo e o sentimento de que as coisas não estão resolvidas. É uma insatisfação com a situação como ela é e como tem sido, e é uma aspiração permanente de mudar tudo, ou quase tudo ... O caminho que se apresenta é tomar o impulso que o feminismo nos leva ... para transformar nossas sociedades e nunca abandone o otimismo ”, disse ele.

O dia de encerramento também apresentou compromissos catalíticos projetados para inspirar e mobilizar os maiores esforços de tomada de compromissos que terão o centro do palco no evento de Paris:

• O Instituto Nacional da Mulher do México (INMUJERES) em parceria com a ONU Mulheres lançou uma iniciativa para uma Aliança para o Trabalho de Cuidado, em um esforço ousado para enfrentar a carga de cuidado que impede as oportunidades econômicas das mulheres, que aumentou devido à pandemia;
  • Women Moving Millions - uma rede global de filantropos e filnatropas individuais - assumiu o compromisso de arrecadar US$ 100 milhões até Paris para apoiar toda a agenda das Coalizões de Ação;
  • Uma parceria estratégica entre a Fundação Ford, o Fundo de Igualdade e o Governo do Canadá anunciou um compromisso destacando a importância do financiamento feminista para alcançar a igualdade de gênero, incluindo: um compromisso de US$ 15 milhões da Fundação Ford para o Fundo de Igualdade; planeja iniciar uma Aliança Global para Movimentos Feministas Sustentáveis com várias partes interessadas; e um compromisso de US$ 10 milhões do Canadá para o Fundo Fiduciário das Nações Unidas para o Fim da Violência contra as Mulheres.

No contexto do Fórum Geração Igualdade, o Governo do México também lançou o Grupo de Amigos e Amigas Geração Igualdade, integrado por 20 Estados membros que se comprometeram a coordenar esforços e promover ações em diferentes fóruns multilaterais em favor da igualdade de gênero.

Os compromissos essenciais assumidos no Fórum respondem às necessidades crescentes da sociedade civil, jovens e movimentos feministas, bem como ao 'Plano' do Plano de Aceleração Global das Coalizões de Ação do Fórum - parcerias com múltiplas partes interessadas que identificaram as ações mais catalíticas necessárias para acelerar a igualdade de gênero em áreas que vão desde os direitos econômicos até o fim da violência contra as mulheres. O projeto ilustra as ações críticas necessárias para garantir a transformação na igualdade global de gênero. O documento completo pode ser visto aqui

“O que queremos é ambicioso e justo. A justiça não é radical, é uma linha de base e deve se tornar completamente normal”, disse Phumzile Mlambo-Ngcuka, diretora executiva da ONU Mulheres. “Este é o nosso momento de avançar pela igualdade de gênero em toda a sociedade. Acreditamos em aliados e aliadas e em nenhum espectador e espectadora quando há injustiça. Aqueles e aquelas que controlam o poder, os recursos e a influência têm que ser os campeões e as campeãs da Geração Igualdade e nossas parcerias na implementação das ações catalíticas bem pensadas das Coalizões de Ação. Cada um desses projetos emergentes sem precedentes de mudança será apoiado por investimentos e liderado por aqueles que têm o poder e alcance para alcançar nossas ambições”.

O Fórum no México estabeleceu um caminho para um legado duradouro de igualdade, já que o Fórum agora embarca em direção a Paris, onde o evento culminante acontecerá de 30 de junho a 2 de julho. Os esforços em Paris irão avançar e solidificar os compromissos para a criação de sociedades com a igualdade de gênero, enquanto o mundo começa a se recuperar da pandemia da Covid-19.

Falando no evento em nome do governo da França, Jean-Yves Le Drian, ministro da Europa e Relações Exteriores do Governo da França, disse: “O novo multilateralismo que precisamos construir hoje será sem dúvida julgado por nossa capacidade de promover e defender, juntos e juntas, os direitos das mulheres e meninas. É necessário um progresso tangível - rápido. Esse progresso, graças ao seu trabalho hoje, está ao nosso alcance, desde que continuemos mobilizados, juntos. A partir de 30 de junho, espero vê-lo em Paris, no Fórum Geração Igualdade”.

A sociedade civil e as lideranças jovens que estiveram envolvidas na co-concepção do Fórum marcaram o encerramento do evento compartilhando suas aspirações para o futuro. Zoneziwoh Mbondgulo-Wondieh, diretora executiva da Wfac Camarões, pediu “ações que podem ser transformadas em mudanças reais” e exortou os e as participantes a “nos desafiarmos a ser a primeira geração a tornar a igualdade de gênero uma realidade”. Chamathya Fernando, uma jovem ativista do Sri Lanka, disse que o trabalho da campanha pela Geração Igualdade “é a voz de todos nós que quebra estereótipos, supera barreiras, exige justiça e luta pelos direitos humanos. Não devemos deixar ninguém para trás e não devemos parar porque este é o nosso presente e será o nosso futuro”.

As organizações interessadas em apoiar compromissos do Fórum Geração Igualdade podem consultar o FAQ ou preencher uma manifestação de interesse

Sobre o Fórum Geração Igualdade:

O Fórum Geração Igualdade é um encontro global centrado na sociedade civil para a igualdade de gênero, convocado pela ONU Mulheres e co-organizado pelos governos do México e da França em parceria com a juventude e a sociedade civil. O Fórum em Paris, França, de 30 de junho a 2 de julho, lançará uma série de ações concretas, ambiciosas e transformadoras para alcançar um progresso imediato e irreversível em direção à igualdade de gênero. Mais informações sobre o Fórum da Cidade do México podem ser encontradas aqui, e sobre o Fórum de Paris aqui.