Fórum Geração Igualdade: Cidade do México

Fórum Geração Igualdade: Cidade do México 29 a 31 de março de 2021  

O Fórum Geração Igualdade México foi concluído em 31 de março, após 3 dias de discussões dinâmicas, atividades e celebração cultural, com a revelação do esboço dos projetos das Coalizões de Ação: Um Plano de Aceleração Global para a Igualdade de Gênero e de novos compromissos catalíticos para a igualdade de gênero. Estes prepararam o cenário para passar a tocha do Fórum para sua próxima etapa em Paris de 30 de junho a 2 de julho, que será um grande momento de compromisso. A juventude e os líderes da sociedade civil também lançaram uma visão 2026 e um caminho comum feminista.

Indigenous women’s groups performed a Tlalmanalli opening ceremony to kick off the Generation Equality Forum in Mexico. Photo: UN Women/Dzilam Méndez
Grupos de mulheres indígenas realizaram uma cerimônia de abertura do Tlalmanalli para dar início ao Fórum Geração Igualdade no México. Foto: ONU Mulheres/Dzilam Méndez

O Fórum virtual na Cidade do México, de 29 a 31 de março, registrou mais de 13.000 participantes de todas as partes do mundo, dos quais 48% tinham 34 anos de idade ou menos. O evento também envolveu mais de 250 palestrantes de 85 países para revigorar as ações e movimentos em prol da igualdade de gênero. O encontro ocorreu em meio a preocupações crescentes de que a COVID-19 exacerbou uma "crise de igualdade de gênero", tornando crítica a ação e o investimento nos direitos das mulheres. Um quarto de século após o marco da Conferência e Plataforma de Ação de Beijing, o Fórum teve como objetivo reacender os esforços para sua plena implementação.

Perdeu algum dos momentos-chave do Fórum?  Acompanhe aqui.

 

Abertura do Fórum Geração Igualdade na Cidade do México

A abertura do Fórum de Igualdade de Geração na Cidade do México testemunhou lideranças globais unidas para exigir um progresso ousado e concreto em direção à igualdade de gênero. Phumzile Mlambo-Ngcuka, Diretora Executiva da ONU Mulheres falou na abertura do Fórum ao lado do Secretário-Geral da ONU António Guterres, do Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador e do Presidente da França Emmanuel Macron (via vídeo).

 

UN Women Executive Director, Phumzile Mlambo-Ngcuka, the opening of the Generation Equality Forum in Mexico City. Photo:Paola García / UN Women – Generation Equality Forum
Diretora Executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, a abertura do Fórum Geração Igualdade na Cidade do México. Foto: Paola García / Mulheres da ONU - Fórum Geração Igualdade
 

Também se juntaram a jovem ativista Elvira Pablo e a líder da sociedade civil Sharon Bhagwan Rolls (via vídeo link), representando jovens e grupos da sociedade civil que são parcerias na concepção e co-criação do Fórum, assim como Olga Sanchez Cordero, Secretária do Interior do México, e Marcelo Ebrard, Secretário de Relações Exteriores do México.

 

Mulheres e Liderança Transformativa para a Igualdade de Geração  


Uma sessão plenária "Mulheres e Liderança Transformativa para a Geração Igualdade" destacou a liderança feminina como um dos principais motores para a igualdade de gênero e contou com a primeira-ministra da Finlândia Sanna Marin, a secretária-geral adjunta da ONU Amina Mohamed e muitas outras intervenções. As palestrantes falaram da importância da liderança inclusiva e da mudança que ela pode trazer para todas as meninas e mulheres ao redor do mundo, e compartilharam suas abordagens e experiências antes e durante o surto da COVID-19. Assista à gravação da sessão plenária aqui

 

Diálogos Temáticos


Vinte e dois diálogos temáticos aconteceram ao longo do primeiro dia do Fórum, focalizando as desigualdades estruturais e crises que estão na base das lacunas de implementação da Plataforma de Ação de Pequim. Reunindo especialistas dos mais diversos setores e formações, os tópicos de discussão variaram do feminismo no contexto da emergência climática à necessidade de inclusão da tecnologia digital, apoio aos movimentos feministas e organizações de base, violência baseada no gênero, e muito mais.

 

As lideranças da Coalizão de Ação lançam seu Plano de Aceleração Global para a Igualdade de Gênero no segundo dia do Fórum de Igualdade de Geração.

O "Plano de Aceleração Global para a Igualdade de Gênero" da Coalizão de Ação foi lançado no Fórum, que apresenta o esboço do roteiro para acelerar o progresso da igualdade de gênero e inclui o plano para cada um dos seis temas da Coalizão de Ação. Este documento é o resultado de um processo altamente dinâmico e iterativo, no qual as Coalizões de Ação trabalharam juntas para construir um plano de aceleração em áreas-chave que são importantes para a vida das mulheres e das meninas. Explore aqui a ambiciosa agenda em sua totalidade aqui.

 

A culminação do Fórum: Compromissos Catalisadores e Passagem da Tocha para Paris


Encerrando o Fórum para o Governo do México, o Sr. Marcelo Ebrard, Secretário de Relações Exteriores do México, compartilhou a visão do feminismo do país como um guia para a mudança diante das grandes desigualdades que a pandemia da COVID-19 agravou.

At the closing ceremony of the Generation Equality Forum in Mexico, the torch that has burnt for the duration of the three days is ceremonially symbolically passed to the French Ambassador in Mexico, Jean-Pierre Asvazadourian. Photo: UN Women/Paola García
Na cerimônia de encerramento do Fórum de Igualdade de Geração no México, a tocha que ardeu durante os três dias é cerimoniosamente e simbolicamente passada ao Embaixador da França no México, Jean-Pierre Asvazadourian. Foto: ONU Mulheres/Paola García

O dia de encerramento também mostrou os compromissos catalíticos destinados a inspirar e mobilizar os maiores esforços de compromisso que tomarão o papel principal no evento de Paris:

  • - O Instituto Nacional da Mulher do México (INMUJERES) em parceria com a ONU Mulheres lançou uma iniciativa para uma Aliança para o Trabalho de Cuidados, em um esforço ousado para enfrentar a carga de cuidados que impede a oportunidade econômica das mulheres, e que aumentou devido à pandemia;
  • - Women Moving Millions - uma rede global de mulheres filantrópicas individuais - assumiu o compromisso de levantar 100 milhões de dólares até Paris para apoiar toda a agenda da Coalizão de Ação;
  • - Uma parceria estratégica entre a Fundação Ford, o Equality Fund e o Governo do Canadá anunciou um compromisso destacando a importância do financiamento feminista para alcançar a igualdade de gênero, incluindo: um compromisso de USD 15 milhões da Fundação Ford para o Equality Fund; planos para iniciar uma Aliança Global Multilateral para Movimentos Feministas Sustentáveis; e um compromisso de USD 10 milhões do Canadá para o Fundo Fiduciário da ONU para Acabar com a Violência contra a Mulher.

 

Programa Cultural

Os principais momentos culturais do Fórum incluíram o Generation Equality Film Festival, com uma cerimônia de premiação ao vivo no segundo dia do Fórum. Os filmes retratam, de forma poderosa e profunda, porque é fundamental acabar com todas as práticas prejudiciais, incluindo a mutilação genital feminina, e lutar contra estereótipos e normas sociais.  Veja os filmes vencedores e a seleção oficial aqui.

Como parte da cerimônia de encerramento do Fórum Geração Igualdade, "Flying in Sorority", um mural do artista mexicano Adry del Rocío foi revelado. O mural foi comissariado e produzido pela Street Art for Mankind (SAM). A peça, que visa reconhecer os movimentos feministas mexicanos em toda sua diversidade, a partir de uma perspectiva histórica, e clamar por ações em prol da igualdade de gênero, é inspirada pelas aspirações da juventude, e será um legado duradouro do Fórum Geração Igualdade no México.

 

 Mural

Ações e Compromissos para a Jornada a Paris

A próxima fase da jornada do Fórum se concentra em reunir ações e compromissos para a igualdade de gênero a serem anunciados em Paris, em junho.

As organizações interessadas em se tornarem agentes de compromisso do Fórum Geração Igualdade podem ver as FAQ ou completar uma declaração de interesse.

Junte-se à campanha #ActForEqual #ActForEqual para tomar ações e assumir compromissos para o Fórum Geração Igualdade em Paris.