Sociedade Civil
A ONU Mulheres tem uma forte parceria com a sociedade civil organizada, principalmente com o movimento de mulheres em sua diversidade distribuída por todo o país. Possui um Grupo Assessor da Sociedade Civil ativo e criou duas instâncias de diálogo com o objetivo de aprofundar a perspectiva interseccional de seu programa.
O primeiro é o Comitê Mulheres Negras rumo a um Planeta 50-50, que visa fortalecer a incorporação da perspectiva racial em seu trabalho normativo, programático, de coordenação interagencial e nas ações de comunicação e advocacy.
O outro é o grupo Voz das Mulheres Indígenas, criado para facilitar a atuação em rede e a defesa dos direitos das mulheres indígenas brasileiras, sendo também um canal para facilitar o diálogo com as mulheres indígenas em suas comunidades. Adicionalmente, o escritório país atua em parceria com organizações da sociedade civil para implementar seus programas e projetos. As principais são: Fundo Elas, Empodera, Women Win, Instituto Patricia Galvão, Odara, Criola, entre outras.
GRUPO NACIONAL ASSESSOR DA SOCIEDADE CIVIL (BRASIL) DA ONU MULHERES – GASC
A participação social na ONU Mulheres Brasil ocorre por meio do Grupo Assessor da Sociedade Civil (GASC), composto por integrantes das organizações e redes feministas e de mulheres e de especialistas nas áreas temáticas da entidade, com a finalidade de prover conselhos estratégicos para a ação da ONU Mulheres no Brasil.
O GASC é composto por 15 integrantes com trajetória e experiência reconhecidas e comprovadas em áreas relacionadas à igualdade de gênero, ao empoderamento das mulheres, e aos direitos humanos das mulheres, sendo originárias de organizações e redes feministas e de mulheres, assim como de outras organizações e redes de base da sociedade civil, comprometidas com os valores das Nações Unidas.
Conheça os perfis das assessoras da Sociedade Civil da ONU Mulheres Brasil:
Grupo Nacional Assessor da Sociedade Civil (Brasil): Julho/2017 – Junho/2019
Grupo Nacional Assessor da Sociedade Civil (Brasil): Janeiro/2016 – Dezembro/2016
Grupo Nacional Assessor da Sociedade Civil (Brasil): Janeiro/2015 – Dezembro/2016
Grupo Nacional Assessor da Sociedade Civil (Brasil): Janeiro/2013 – Dezembro/2014
COMITÊ MULHERES NEGRAS RUMO A UM PLANETA 50-50 EM 2030
O Comitê Mulheres Negras Rumo a um Planeta 50-50 em 2030 é parceiro da ONU Mulheres Brasil no desenvolvimento de estratégia de comunicação e advocacy público para a priorização das mulheres negras na resposta do Brasil aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e à Década Internacional de Afrodescendentes, tendo como referência o Marco de Parceria para o Desenvolvimento Sustentável 2017-2021.
O comitê é integrado por seis das oito entidades nacionais organizadoras da Marcha das Mulheres Negras contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver – Articulação de ONGs de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB), Agentes da Pastoral Negra (APNs), Coordenação Nacional de Quilombos, Federação Nacional de Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), Fórum Nacional de Mulheres Negras, Movimento Negro Unificado (MNU) -, entidades negras do Grupo de Assessor da Sociedade Civil Brasil da ONU Mulheres, Articulação Nacional de Negras Jovens Feministas (ANJF), Criola, Geledés – Instituto da Mulher Negra e Ìrohìn.
Saiba mais: onumulheres.org.br/mulheres-negras
COMITÊ NACIONAL IMPULSOR ELES POR ELAS (HEFORSHE)
Sob a liderança da ONU Mulheres, o Comitê Nacional Impulsor Brasil ElesPorElas (HeForShe) é composto por governos, empresas, universidades, sociedade civil, mídia e homens públicos. Colabora com a realização de ações em favor do movimento, atuando como grupo ad hoc por meio da troca de experiências e atividades de impacto para ampla mobilização de homens e meninos para o movimento.
Tem caráter consultivo, para avaliar estratégias nacionais de mobilização do público masculino e compromissos institucionais e corporativos a serem incentivados e incorporados em empresas, governos e universidades. O Comitê Nacional se alinha ao conjunto dos esforços do movimento ElesPorElas no que se refere às estratégias do movimento, com a finalidade de atuar para a viabilidade e a implementação das ações no Brasil. Sua vigência seguirá o período de realização do movimento ElesPorElas (HeForShe).
Composição do Comitê Nacional Impulsor Brasil ElesPorElas (HeForShe)
Governos: Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) e Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
Empresas: Avon, Correios, Itaipu Binacional, KPMG, Renault e Unilever.
Universidades: Universidade de São Paulo (Impacto 10x10x10), Universidade de Brasília e Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Sociedade Civil: Articulação de ONGS de Mulheres Negras Brasileiras, Articulação de Mulheres Brasileiras, Instituto Papai, Promundo e Papo de Homem.
Homens públicos: Deputado Estadual Edegar Pretto, Frente Parlamentar Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
Mídia: GNT-Globosat, Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e Propeg Comunicação SA.
CONSÓRCIO LEI MARIA DA PENHA
No encontro “10 anos da Lei Maria da Penha: resgate de um projeto feminista de enfrentamento à violência doméstica e familiar no Brasil e construção de estratégias de fortalecimento para sua implementação”, Consórcio de Organizações Não-Governamentais Feministas pela Lei Maria da Penha, Instituto Maria da Penha e ONU Mulheres Brasil avaliaram, no final de julho de 2016, conquistas e desafios da lei no país. Retomaram, assim, diálogos sobre as políticas de prevenção e eliminação da violência contra as mulheres no Brasil.
Confira: nota pública | vídeos com ativistas | ação digital “Lei Maria da Penha. A Lei de todas as mulheres” | fotos reunião da sociedade civil