Um dia com Joenia Wapichana: conheça os bastidores da rotina da primeira e única parlamentar indígena do Congresso Nacional
26.05.2022
Eleita pelo estado de Roraima, a deputada federal destaca a cultura indígena nas paredes de seu gabinete, nas suas vestimentas e em suas falas políticas dentro e fora da Câmara dos Deputados
Primeira mulher indígena eleita para o Congresso Nacional, a deputada federal Joenia Wapichana imprimiu seus valores em cada canto de seu gabinete que ocupa o segundo andar do Anexo 4 da Câmara dos Deputados. Um cartaz com a mensagem “Não calem as vozes das indígenas” é a primeira imagem vista por quem acessa o gabinete da deputada eleita em 2018 pelo estado de Roraima. Nas paredes, o cumprimento “Bem-vindo (a)” é traduzido para as línguas wapichana, macuxi, nheengatu, guajajara, inglês e espanhol.
Ao lado das fiéis companheiras, Marinete Cadete da Silva, chefe de gabinete; Lucia Alberta Andrade de Oliveira, assessora legislativa; e Eline Lohana Chaves Silva, assessora de comunicação, Joenia Wapichana tem uma rotina atribulada em Brasília. De sua sala toda paramentada com objetos indígenas, a deputada faz despachos e reuniões particulares. Ao atravessar os corredores do Congresso Nacional, nunca passa despercebida com seus acessórios característicos e pisada firme.
É no Plenário da Câmara dos Deputados que a parlamentar faz falas contundentes em defesa dos povos indígenas, da sustentabilidade e em favor das mulheres, da juventude e dos direitos sociais. Quando há movimentações de povos indígenas na capital federal, como quando Brasília sediou a Marcha das Mulheres Indígenas e, mais recentemente, a 18ª edição do Acampamento Terra Livre, Joenia faz questão de visitar as caravanas e ouvir suas reivindicações. No meio de uma agenda concorrida, ainda há espaço para entrevistas para a imprensa e encontro com fãs, eleitoras e eleitores.
A equipe da ONU Mulheres acompanhou um dia na rotina da deputada federal Joenia Wapichana e mostra, em imagens, como a participação de mulheres indígenas em espaços de poder e tomada de decisão como o Congresso Nacional colabora para uma nova construção política e para o exercício de uma democracia plena.
Fotos: ONU Mulheres/Webert da Cruz