• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Em documento final para 2024, grupo W20 pede mais comprometimento e ações concretas pelo empoderamento das mulheres



04.10.2024


Em documento final para 2024, grupo W20 pede mais comprometimento e ações concretas pelo empoderamento das mulheres/

A representante interina de ONU Mulheres no Brasil, ANa Carolina Querino, participou de uma das mesas de diálogo do Summit do W20, no Rio de Janeiro

O W20 Brasil entregou seu documento final em um Summit Internacional em São Paulo, no início de outubro. Conhecido como Communiqué, o texto representa um sumário das demandas e propostas do grupo, formalmente entregue à presidência do G20. O documento foi escrito pelas delegadas das 20 maiores economias do mundo com recomendações sobre equidade de gênero e empoderamento econômico das mulheres.

Durante todo o ano de 2024, o grupo discutiu assuntos como empreendedorismo, economia do cuidado, STEM, justiça climática e combate à violência de gênero em uma série de encontros pelo país. Além desses temas, a interseccionalidade de raça e etnia também atravessa os debates de maneira transversal.

O Communiqué traz, por exemplo, demandas relacionadas ao ODS 5 (Igualdade de gênero) que devem ser cumpridas até 2030, como reduzir nas lacunas da participação na força de trabalho em 50%, desenvolver esquemas obrigatórios de licença paternidade mínima, abordar barreiras específicas para as mulheres, incluindo as que vivem em comunidades marginalizadas, e aumentar e dedicar recursos para os compromissos do G20 Gender Equality.

A Representante Interina de ONU Mulheres no Brasil, Ana Carolina Querino, parabenizou o W20 pelos trabalhos de 2024 e reforçou a importância do grupo para os debates sobre o empoderamento de mulheres. “É importante lembrar que igualdade de gênero não é só uma meta, é um direito humano fundamental e um pré-requisito para o desenvolvimento sustentável. Também faz sentido economicamente. Ao abordar esses assuntos indispensáveis, podemos criar um mundo em que todas as mulheres e meninas podem prosperar”, afirmou.

“Liderar a elaboração das recomendações para o G20 foi um desafio repleto de trocas, debates e ajustes necessários para alinharmos as visões de 20 delegações em uma proposta única e coesa. Estamos muito satisfeitas com o resultado expresso no Communiqué, especialmente por incorporar a interseccionalidade de etnia e raça”, afirma Ana Fontes, Chair do W20 Brasil.

Sobre o W20

O Women 20, mais conhecido pela sigla W20, é o grupo independente de engajamento do G20, focado em promover a equidade de gênero e o empoderamento econômico das mulheres. Foi estabelecido durante a presidência da Austrália em 2014, e o Brasil participa desde 2017. Assim como os outros grupos de engajamento, sua missão principal é influenciar positivamente políticas e compromissos das lideranças dos países do G20.

O W20 atua em duas frentes principais: a primeira consiste em discussões com delegações internacionais para a construção do Communiqué, um documento de recomendações e compromissos para a liderança do G20, que inclui planos de ação para embasar essas recomendações. A segunda envolve a escuta de organizações da sociedade civil, academia, organismos internacionais, empresas e agentes de governo que promovem a equidade de gênero e o empoderamento econômico das mulheres nas cinco regiões do Brasil.