• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

ONU Mulheres e SIGA unem esforços para promover a igualdade de gênero no esporte



14.06.2023


ONU Mulheres e SIGA unem esforços para promover a igualdade de gênero no esporte/onu mulheres ods igualdade de genero

ONU Mulheres e SIGA assinam acordo para promover igualdade de gênero no esporte. Foto: Felipe Rau

A ONU Mulheres Brasil e a Sport Integrity Global Alliance (SIGA) assinaram nesta quarta-feira (14) um acordo para a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento de meninas e mulheres no esporte. O Memorando de Entendimento, assinado durante o evento Jantar dos CEOs em São Paulo – cujo anfitrião foi o Pacto pelo Esporte – formaliza o compromisso das duas entidades de trabalhar em estreita colaboração para promover ações e elaborar ferramentas que ajudem a tornar o esporte um ambiente mais seguro, inclusivo e igualitário.

ONU Mulheres e SIGA se comprometem a unir esforços e mobilizar parcerias com organizações esportivas, governos, sociedade civil, mídia e setor privado com objetivo de fazer advocacy por melhores caminhos para a liderança feminina no esporte. A meta é alcançar a igualdade de gênero nas estruturas de tomada de decisão das organizações esportivas, de acordo com os Padrões Universais de Boa Governança no Esporte da SIGA. As partes trabalharão com organizações esportivas para a adoção de modelos e ações de governança sensíveis ao gênero e compartilharão conhecimentos sobre mulheres em posições de liderança no esporte, além de desenvolver produtos e ferramentas para promover a igualdade de gênero em nível global.

“O esporte é uma poderosa ferramenta para buscar o objetivo global de alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das meninas e mulheres. A ONU Mulheres aprecia o empenho da SIGA LATIN AMERICA em promover a igualdade e combater a histórica discriminação de gênero presente no ecossistema esportivo, e está confiante de que essa parceria fará uma real diferença para a promover acesso, oportunidades e plena participação de mulheres em toda a cadeia esportiva, no Brasil e no mundo”, avalia Ana Carolina Querino, Representante Adjunta da ONU Mulheres no Brasil, que participou da cerimônia de assinatura.

“É muito bom ver a ONU Mulheres alinhar com a SIGA para promover os mais altos padrões de governança no esporte, fechar a lacuna de gênero e criar mais caminhos de liderança para as mulheres no setor. Essa parceria fortalecerá o Programa SIGA Women e é um componente fundamental do trabalho de governança que estamos realizando arduamente para implementar com organizações esportivas, tanto em nível continental, por meio do SIGA LATIN AMERICA, quanto na plataforma SIGA mais ampla. A igualdade de gênero não é apenas a coisa certa a fazer. Ela impulsiona a inovação e contribui para melhorar os negócios. Convidamos as organizações a darem um passo à frente e se juntarem a nós”, afirma Katie Simmonds, COO Global da SIGA, Diretora Executiva da SigaWomen e Vice-Presidente da SIGA LATIN AMERICA.

 As atividades previstas no acordo incluem, mas não se limitam a:

  1. Realização de eventos e iniciativas para promover a conscientização, fortalecer as capacidades e defender o acesso igualitário de mulheres e meninas a posições de liderança no setor esportivo no Brasil;
  2. O estabelecimento de parcerias para construir e consolidar uma rede global sobre gênero e esporte;
  3. O desenvolvimento conjunto de produtos e ferramentas de conhecimento destinados a promover um ambiente esportivo mais igualitário.

A parceria entre ONU Mulheres e SIGA começou em 2022, quando, durante a Sport Integrity Week realizada em Portugal, SIGA se tornou signatária da carta de compromisso do marco Esporte para a Geração Igualdade. A assinatura reforçou o profundo compromisso da SIGA em implementar a agenda da igualdade de gênero no ecossistema esportivo, empreendendo esforços para desenvolver os Seis Princípios do Esporte para a Geração Igualdade, que incluem promoção da liderança de mulheres no esporte, prevenção e resposta à violência de gênero, eliminação das desigualdades de investimento no esporte de mulheres, entre outros.

Mais informações para a imprensa:

ONU Mulheres Brasil
Olga Bagatini – olga.bagatini@unwomen.org

SIGA
Nuno Perestrelo – nuno.perestrelo@siga-sport.com