Esporte para a Geração Igualdade: promovendo a igualdade de gênero no e por meio do esporte
25.09.2023
A agenda mais visionária para o empoderamento de mulheres e meninas – a Plataforma de Ação de Pequim – foi lançada em 1995 e logo adotada por 189 estados-membros da ONU, inclusive o Brasil. O conjunto de documentos estratégicos aborda 12 áreas críticas de preocupação com objetivos identificados para cada uma delas. A Plataforma de Ação de Pequim é uma diretriz para a remoção das barreiras sistemáticas que impedem o avanço de mulheres e meninas e, até o momento, continua sendo a agenda mais ambiciosa para alcançar a igualdade de gênero.
Em 2020, em comemoração ao aniversário de 25 anos da Plataforma de Ação de Pequim, a ONU Mulheres lançou a campanha Geração Igualdade como um convite para engajar novas parceiros e parceiros e as novas gerações para abraçar e revitalizar os compromissos da Plataforma, além de acelerar o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e tornar a igualdade de gênero uma realidade concreta.
O esporte é explicitamente mencionado na Plataforma de Ação de Pequim de 1995. O ecossistema esportivo e suas diversas partes interessadas (stakeholders) têm um papel importante a desempenhar, especialmente com o recente impulso crescente no setor esportivo em favor da igualdade de gênero.
Nos últimos anos, o esporte demonstrou sua enorme capacidade de impulsionar o empoderamento de mulheres e meninas. Ele mobiliza a comunidade global e fala com os jovens. Ele une além das barreiras nacionais e das diferenças culturais. É uma ferramenta poderosa para transmitir mensagens importantes em um ambiente positivo e comemorativo, geralmente para públicos de massa. Além disso, ensina às mulheres e às meninas os valores do trabalho em equipe, da autoconfiança e da resiliência; tem um efeito multiplicador sobre sua saúde, educação e desenvolvimento de liderança; contribui para a autoestima, constrói conexões sociais e desafia normas sociais adversas e estereótipos nocivos de gênero.
Muitas e muitos agentes do ecossistema esportivo estão dando passos significativos para promover a igualdade de gênero. Por exemplo, as organizações estão desenvolvendo o esporte em nível de base para meninas e jovens; implementando estratégias de igualdade de gênero; criando suas políticas de proteção; aumentando a participação das mulheres na liderança e em todos os níveis e áreas do esporte; aumentando a alocação de recursos e investimentos para as categorias femininas; aumentando e melhorando a cobertura de mídia, da imprensa e dos criadores de conteúdo digitais; fazendo marketing livre de preconceitos de gênero e promovendo as conquistas das mulheres.
No entanto, essas iniciativas têm trabalhado quase sempre de forma relativamente isolada, levando à perda de oportunidades de aprendizado e à ampliação das melhores práticas. Ao mesmo tempo, em vários contextos, o mundo do esporte continua a ser atormentado por muitas das mesmas desigualdades de gênero que vemos de forma mais ampla na sociedade – questões como salários desiguais, violência baseada em gênero, falta de investimento direcionado e reprodução de estereótipos negativos e normas sociais.
Liderada pela ONU Mulheres, a Iniciativa Esporte para a Igualdade de Geração é um convite para que o ecossistema esportivo faça parte de uma poderosa coalizão de várias partes interessadas para tornar a igualdade de gênero uma realidade vivida e concreta no esporte e por meio dele.
Composto por governos, organizações das Nações Unidas, entidades de esporte para o desenvolvimento e paz, sociedade civil, federações esportivas, organizadores de eventos, ligas, equipes, marcas, profissionais de marketing, mídia e influenciadores esportivos, a Iniciativa Esporte para a Geração Igualdade multiplica o impacto para a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, permitindo o aprendizado mútuo e acelerando os esforços para:
- Promover a liderança das mulheres e a igualdade de gênero nos modelos de governança
- Prevenir e responder à violência baseada em gênero
- Comprometer-se a fechar a lacuna de investimento no esporte feminino e promover oportunidades econômicas iguais para mulheres e meninas
- Promover a participação igualitária das mulheres e a representação livre de preconceitos na mídia
- Oferecer oportunidades iguais para meninas em esportes, atividade física e educação física
- Monitorar e reportar sobre os avanços anuais em relação à igualdade de gênero
A ONU Mulheres convida todos os setores do ecossistema esportivo a se inscreverem nesse movimento.
Para mais informações sobre como se engajar na Iniciativa Esporte para a Geração Igualdade, escreva para a equipe da ONU Mulheres Brasil.
Olga Bagatini – olga.bagatini@unwomen.org
Debora Albu – debora.albu@unwomen.org