Em Teresina, ONU Mulheres colabora com capacitação para equipes da Casa da Mulher Brasileira
29.02.2024
A consultora sênior de ONU Mulheres, Ana Teresa Iamarino, participou nesta quarta-feira (28) de capacitação para as equipes que vão trabalhar na Casa da Mulher Brasileira, em Teresina, Piauí. A unidade vai ser inaugurada no dia 8 de março, para oferecer atendimento integral e humanizado para as mulheres em situação de violência no estado.
Mais de 60 pessoas participaram da atividade de capacitação, fruto de parceria entre ONU Mulheres, Ministério das Mulheres e o governo estadual do Piauí.
ONU Mulheres colaborou na capacitação com um módulo sobre aspectos conceituais, incluindo pautas como os tipos de violências contra as mulheres, os instrumentos internacionais, leis e normas sobre o assunto, dados sobre violência contra as mulheres no Brasil e no mundo, e aspectos sobre o atendimento integral humanizado, incluindo uma abordagem centrada nas vítimas.
A Casa da Mulher Brasileira visa facilitar o acesso das mulheres aos serviços de acolhimento e atendimento de suas necessidades em situação de violência. O espaço inclui diversos serviços, como delegacia e juizado especializados, atendimento psicossocial, alojamento, atendimento para emprego e renda, atenção psicossocial, defensoria e promotoria especializadas, além de brinquedoteca e central de transportes.
Atendimento integral e humanizado
As políticas de atendimento integral a mulheres vítimas de violência estão alinhadas com o mandato de ONU Mulheres, que contribui para a implementação de normas e padrões por meio de seus programas nacionais. No Brasil, uma das frentes de atuação prioritária da ONU Mulheres é a eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres e meninas
O objetivo das parcerias de ONU Mulheres tem como é aprimorar os recursos do Brasil para garantir a padronização do atendimento dos serviços, a harmonização das políticas de gênero e a sensibilização na perspectiva de gênero para os funcionários dos serviços. Essas atividades permitem promover o debate sobre os aspectos mais relevantes sobre a transversalidade dos temas de gênero nas políticas públicas.