Em Campo Grande, jornalistas e comunicadoras participam de formação sobre direitos das mulheres e fim da violência
04.06.2019
Pela segunda vez, Curso de Comunicação, Saúde e Direitos das Mulheres acontece na capital sul-mato-grossense para aprimorar habilidades técnicas de profissionais nas coberturas jornalísticas e na produção de conteúdos livres de comunicação
Cerca de 40 jornalistas, comunicadoras e comunicadores participam da 2ª edição do Curso de Comunicação, Saúde e Direitos das Mulheres em Campo Grande. A iniciativa é do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJ-MS) e da ONU Mulheres Brasil. É voltada para aprimorar habilidades técnicas de profissionais nas temáticas de gênero, raça e etnia nas coberturas jornalísticas e na produção de conteúdos livres de comunicação no estado do Mato Grosso do Sul. A formação segue nesta terça-feira (4/6) com facilitação de Cleidiana Ramos.
Um dos temas principais do curso é a prevenção e a eliminação da violência contra as mulheres, incluindo boas práticas e recomendações para a abordagem das vítimas, enfrentamento de estereótipos e desigualdades de gênero. O curso foi inaugurado, na segunda-feira (3/6).
Por meio de saudação, a juíza Jaqueline Machado, titular da Coordenadoria Estadual da Mulher do TJ-MS, frisou a articulação de novas parcerias: o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Escola Judicial do Mato Grosso do Sul (Ejud MS).
“A Coordenadoria da Mulher está trabalhando para fazer esse tipo de curso que aproxime a população e diferentes categorias profissionais para que consigam ter uma visão de gênero, das questões que acontecem na sociedade por causa do machismo, do racismo
Para a ONU Mulheres Brasil, a experiência com o TJ-MS amplia as possibilidades de parcerias que podem responder aos problemas nacionais e locais, em geral, caracterizados por obstáculos concretos ao acesso das mulheres à justiça. “Fechar as lacunas de gênero implica agir em favor das mulheres onde elas vivem e atuar para que elas possam acessar seus direitos. Além disso, o TJ-MS tem investido em iniciativas para estar junto das mulheres e dos homens, inclusive por meio de uma relação diferenciada com a comunidade local e junto a grupos profissionais que são decisivos para que as mulheres possam se sentir mais fortalecidas”, considera Ana Carolina Querino, representante interina da ONU Mulheres Brasil.
Reforço da parceria – A 2ª edição do Curso de Comunicação, Saúde e Direitos das Mulheres acontece como parte das ações da cooperação técnica do TJ-MS e da ONU Mulheres Brasil no âmbito do movimento ElesPorElas HeForShe, que prevê uma série de iniciativas, entre 2019 e 2020, para fortalecer o acesso das mulheres à justiça, atender grupos vulneráveis, entre elas mulheres indígenas, mulheres negras e juventude negra, engajar homens com a igualdade de gênero e mobilizar sociedade e poder público local para a prevenção e a eliminação da violência contra as mulheres. A 1ª edição do curso ocorreu em setembro de 2018 e fez parte da programação do 6º Seminário de Direito para Jornalistas.