Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência é momento de reforçar igualdade de gênero na produção de conhecimento
17.02.2022
Assumir os maiores desafios atualmente enfrentados pela comunidade global significará aproveitar todos os talentos. À medida que o mundo continua a lidar com a pandemia COVID-19 e a crise climática criticamente importante, a participação e liderança plena e igualitária de mulheres e meninas nas comunidades de ciência e tecnologia é mais importante do que nunca. Agora é a hora de reconhecer as contribuições das mulheres em pesquisa e inovação, destruir estereótipos e derrotar a discriminação contra mulheres e meninas na ciência.
Globalmente, apenas 33% dos pesquisadores são mulheres, recebem menos financiamento para pesquisa do que os homens e têm menos probabilidade de serem promovidos. Também no setor privado, as mulheres estão menos presentes na liderança das empresas e em cargos técnicos nas indústrias de tecnologia. As mulheres representam apenas 22% dos profissionais que trabalham em inteligência artificial e 28% dos graduados em engenharia. Essas sub-representações gritantes limitam nossa capacidade de encontrar soluções inclusivas e sustentáveis para os problemas modernos e construir uma sociedade melhor para todos e todas.
No ano passado, no Fórum Geração Igualdade, foi lançada a Coalizão de Ação de Tecnologia e Inovação, reunindo governos, empresas do setor privado, o sistema da ONU e a sociedade civil para assumir compromissos concretos com mulheres e meninas em STEM (Ciências, Matemáticas, Engenharias e Tecnologia na sigla em Inglês). Até 2026, a Coalizão de Ação visa dobrar a proporção de mulheres trabalhando em tecnologia e inovação e garantir que mulheres e meninas participem plenamente na busca de soluções para os maiores e mais complexos problemas de nossas vidas.