Com apoio da ONU Mulheres, plataforma visibiliza mulheres eleitas em todo o país
20.11.2020
Iniciativa da Gênero e Número observou que no primeiro turno das eleições municipais, as mulheres serão 18% de todas as vereadoras de capital do Brasil e não chegam a 50% de nenhuma câmara municipal de capital brasileira
Conheça a plataforma: generonumero.media/eleicoes2020
Tornar visíveis os diferentes desafios que dificultam a garantia dos direitos políticos das mulheres está entre os esforços da ONU Mulheres para incentivar o fortalecimento de democracias paritárias, aquelas com igualdade de participação de mulheres e homens. A ONU Mulheres apoia a Gênero e Número, uma plataforma que busca visibilizar os obstáculos impostos às mulheres no acesso à política. A iniciativa acontece durante o período eleitoral brasileiro, no qual prefeitas, prefeitos, vice-prefeitas, vice-prefeitos, vereadoras e vereadores dos 5.568 municípios são escolhidos e escolhidas.
No portal Eleições 2020, a Gênero e Número, que se orienta em dados para qualificar o debate sobre equidade de gênero no Brasil, concentra uma cobertura das disputas municipais de 2020 baseada na diversidade de candidaturas, com atenção a gênero, raça, etnia e outras identidades.
Em um balanço sobre o primeiro turno das eleições, realizado no dia 15 de novembro, a Gênero e Número observou que 44% das cadeiras das Câmaras Municipais das 25 capitais brasileiras serão ocupadas a partir de 2021 por parlamentares negras e negros. Pela perspectiva da democracia paritária, mulheres serão 18% de todas as vereadoras de capital do Brasil e não chegam a 50% de nenhuma Câmara Municipal de capital brasileira. O topo da proporção de mulheres eleitas é ocupado por Porto Alegre, com 31%. A mais votada entre todos os vereadores e vereadoras foi Karen Santos (PSOL), com 15.702 votos.
Portal Eleições 2020 – A plataforma que acompanha as eleições brasileiras com dados qualificados tem desde uma ferramenta onde é possível conhecer as candidatas a prefeitas e a vereadoras de todas as regiões do país, até reportagens especiais e entrevistas com candidatas a prefeitas sobre direitos, violência contra as mulheres, população LGBT e desigualdade racial. Conheça a plataforma em: http://generonumero.media/eleicoes2020