ONU Mulheres e Comitê Olímpico Internacional assinam novo acordo para promover a igualdade de gênero por meio do esporte
20.09.2023
O Comitê Olímpico Internacional (COI) renovou sua parceria com a ONU Mulheres, enfatizando o compromisso de cada organização em usar o esporte como ferramenta para promover a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
O novo Memorando de Entendimento (MoU), que foi assinado pelo presidente do COI, Thomas Bach, e pela diretora executiva da ONU Mulheres, Sima Bahous, durante uma reunião em Nova York na última segunda-feira (18), amplia uma parceria que começou em 2012 e foi estendida pela primeira vez em 2017.
As duas organizações continuarão a trabalhar juntas para maximizar o valor do esporte na desconstrução e remodelação de normas sociais e na obtenção de resultados de desenvolvimento sustentável que afetam a vida de mulheres e meninas diariamente.
“O esporte tem o potencial de transformar vidas, e a extensão da nossa parceria com a ONU Mulheres nos ajudará a garantir que todas as mulheres e meninas tenham a oportunidade de se beneficiar desse poder único do esporte”, disse o presidente Bach. “Com esse novo MoU, aprimoraremos nossas iniciativas em andamento para incentivar a participação esportiva entre as meninas e avançar em direção à igualdade de gênero.”
A diretora executiva da ONU Mulheres, Sima Bahous, acrescentou: “O esporte é um recurso inigualável que nos ajuda a acabar com todas as formas de discriminação e violência contra mulheres e meninas e a garantir a participação plena e igualitária das mulheres na liderança e na tomada de decisões. Não pode haver meta mais elevada nem vitória maior para todos nós, e estamos honradas em renovar nossa parceria com o COI para trabalharmos juntas e juntos em direção a essa meta.”
Resultados tangíveis a serem alcançados nos próximos dois anos:
Por meio do novo acordo, COI e ONU Mulheres se concentrarão em três objetivos principais:
- Promover políticas, governança e investimentos sensíveis ao gênero;
- Promover oportunidades seguras e iguais para que mulheres e meninas se beneficiem do esporte, da atividade física e da educação física, e prevenir a violência de gênero; e
- Fortalecer comunicação, incidência (advocacy), a elaboração colaborativa de ideias e insights e o compartilhamento de conhecimentos.
O Memorando de Entendimento é acompanhado por um Plano Geral de Atividades que define ações e resultados tangíveis a serem realizados nos próximos dois anos. Essas atividades apoiarão a realização das prioridades de igualdade de gênero do COI, que estão definidas em seus Objetivos de Igualdade de Gênero e Inclusão para 2021 a 2024, bem como a implementação da estratégia Olympism365, que fortalece o papel do esporte como um importante facilitador para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e conecta as pessoas com os Valores Olímpicos em todos os lugares, todos os dias.
Além disso, o COI e a ONU Mulheres continuarão a desenvolver o programa Uma Vitória Leva à Outra, lançado pelas duas organizações como um programa legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016, usando o esporte como uma ferramenta para prevenir a violência contra meninas e mulheres no Brasil.
Replicado na Argentina como legado dos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018, o programa agora está sendo ampliado por meio do projeto ponte “Igualdade de Gênero por meio do Esporte” na América Latina, no Caribe e na Ásia/Pacífico. O projeto conjunto tem como objetivo apoiar organizações esportivas e de desenvolvimento comunitário, além de formuladores de políticas, no uso do esporte como uma ferramenta para promover a igualdade de gênero e prevenir a violência baseada em gênero.
Avançando a igualdade de gênero no Movimento Olímpico
A renovação do MoU do COI com a ONU Mulheres destaca a ação contínua tomada pelo COI, como líder do Movimento Olímpico, para promover a igualdade de gênero.
Já houve um progresso significativo no campo de jogo, com os Jogos Olímpicos de Paris 2024 prontos para abrir novos caminhos como os primeiros Jogos a alcançar a paridade total de gênero, com o COI alocando exatamente o mesmo número de cotas para atletas homens e atletas mulheres.
Também foram feitos avanços fora do campo de jogo, com as reformas da Agenda Olímpica 2020 do COI ajudando a aumentar a representação feminina nas comissões do COI de 20% em 2013 para 50% em 2022. Da mesma forma, graças a essas reformas, cerca de 40% dos membros do COI agora são mulheres. Isso representa um aumento em relação aos 21% de antes da Agenda Olímpica 2020.
O COI também está trabalhando com suas partes interessadas para aproveitar o progresso no campo de jogo para promover a igualdade de gênero em outros lugares. Isso inclui o lançamento de iniciativas direcionadas para aumentar o número de mulheres representadas em cargos de liderança importantes e apoiar as partes interessadas na adoção de práticas de representação inclusivas e com igualdade de gênero.
Criando parcerias para promover mudanças positivas
A ONU Mulheres tem sido uma parceira vital para o COI no desenvolvimento e na implementação de suas políticas e atividades destinadas a criar mudanças sociais positivas e promover o empoderamento de gênero por meio do esporte.
O COI assinou pela primeira vez um MoU com a ONU Mulheres em 2012, fornecendo um exemplo concreto de como o esporte pode ajudar a quebrar barreiras e desafiar as normas de gênero, não apenas no campo de jogo, mas também no local de trabalho, em casa, nas escolas e em outras áreas da sociedade.
Em 2017, após cinco anos de colaboração bem-sucedida sobre mulheres e esporte, o COI e a ONU Mulheres renovaram seu compromisso por meio de um segundo MoU, que estabeleceu uma visão para empoderar mulheres e meninas por meio do esporte e, ao mesmo tempo, aumentar a liderança das mulheres e a igualdade de gênero no mundo esportivo.
As duas organizações uniram forças novamente em 2020, com o COI assumindo um papel de liderança na Iniciativa Esporte para a Igualdade de Geração da ONU Mulheres, incentivando os membros do movimento esportivo a se unirem para acelerar o progresso em um conjunto de princípios comuns e objetivos alinhados para aproveitar o poder do esporte para tornar a igualdade de gênero uma realidade dentro e através do esporte.
Mais informações para a imprensa
Olga Bagatini – olga.bagatini@unwomen.org