Em formação on-line, profissionais da ABC e de ministérios debatem igualdade de gênero em projetos de cooperação Sul-Sul
22.08.2023
Curso “Gestão Baseada em Resultados com Perspectiva de Gênero” foi oferecido pelo Programa Caminhos para a Igualdade
Encerrou na última sexta-feira, 18/08, o segundo módulo do curso “Gestão Baseada em Resultados na Perspectiva de Igualdade de Gênero”. A formação foi promovida pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e pela ONU Mulheres, por meio do Programa Caminhos para a Igualdade, e oferecida a profissionais da ABC que trabalham com projetos e programas de cooperação Sul-Sul e a funcionárias e funcionários de Instituições Brasileiras Cooperantes (IBCs) do Executivo Federal – como Ministério das Mulheres, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e Ministério da Igualdade Racial.
Essa foi a segunda vez que o curso foi oferecido – a primeira aconteceu em formato híbrido, em outubro de 2022. Dessa vez, ambos os módulos foram realizados remotamente, durante o mês de agosto. No total, 15 profissionais participaram.
O objetivo geral do curso é sensibilizar e capacitar profissionais da ABC e de instituições brasileiras cooperantes envolvidas em projetos e programas de cooperação, para que eles promovam a igualdade de gênero. No curso, as e os profissionais entendem que é possível ter essa possibilidade desde a concepção dos programas e projetos até o encerramento e a avaliação dos resultados, independentemente do local onde ele seja implementado ou do tema sobre o qual seja desenvolvido.
Entre os assuntos abordados durante o curso estiveram os conceitos relacionados à Teoria da Mudança e à Escala de Eficácia de Resultados de Gênero (GRES). Também foram debatidas as formas de se garantir a perspectiva da igualdade de gênero em todas as etapas de projetos desde sua formulação, passando pelo conhecimento do território, com ações locais sensíveis a gênero, até a mensuração de indicadores, revisão e adequação da teoria da mudança de acordo com a implementação do projeto.
O curso faz parte de uma série de capacitações oferecidas pelo Programa Caminhos para a Igualdade. Para 2023, ainda estão previstas outras capacitações, tanto on-line quanto presenciais.
Sobre o Programa Caminhos para a Igualdade – Assinado em 2018 entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a ONU Mulheres, o Programa Caminhos para a Igualdade tem como objetivo integrar a perspectiva de igualdade de gênero nos projetos de Cooperação Sul-Sul liderados pelo Brasil. Dentro desse Programa, as organizações cooperantes iniciaram ações conjuntas, com dois resultados principais. O primeiro é a elaboração e implementação e monitoramento, por parte da ABC, de planos e ferramentas para promoção dos direitos das mulheres em ações internas e para sua transversalização em projetos de Cooperação Sul-Sul. O segundo é que o Brasil e países parceiros tenham capacidades institucionais e governamentais fortalecidas para implementação de normas e compromissos internacionais de direitos das mulheres.