Cuidado e políticas de tempo, acesso a direitos sexuais e reprodutivos, violência de gênero e acesso à justiça são temas de encontro em Bogotá
07.07.2023
Equipe de ONU Mulheres e da Prefeitura de Belém estiveram no Women Deliver Américas, na Colômbia, para saber mais sobre o tema e trazer conhecimento que possa ser adotado no projeto Ver-o-Cuidado
Escutar detalhes de experiências que transformam a realidade de meninas e mulheres ao redor do mundo é uma oportunidade de aprendizado e troca. Nos últimos dias centenas de pessoas estiveram em Bogotá, na Colômbia para o Women Deliver Américas, uma conferência com discussões sobre cuidado e políticas de tempo, direitos sexuais e reprodutivos, prevenção e mudança cultural em resposta à violência de gênero e acesso à justiça.
Durante esse encontro, participantes da conferência puderam conhecer “Las Manzanas del Cuidado”, iniciativa local que facilita e promove o acesso de mulheres a uma série de serviços de cuidado, a partir da perspectiva de que pessoas que cuidam e que são cuidadas devem estar no centro do planejamento urbano.
A convite da Open Society Foundations, parte da equipe da área de Empoderamento Econômico de ONU Mulheres esteve na Women Deliver Américas, acompanhada de parceiras da Prefeitura de Belém, representando o projeto Ver-o-Cuidado. O intercâmbio realizado durante o Women Deliver Américas resulta em novos exemplos que colaboram para a construção de políticas públicas que podem impactar na realidade de meninas e mulheres que vivem no Brasil.
Ver-o-Cuidado – O projeto Ver-o-Cuidado é uma parceria entre ONU Mulheres, Prefeitura de Belém (PA) e Fundação Papa João XIII (Funpapa), com apoio da Open Society Foundations, que tem por objetivo estabelecer um piloto de Sistema Municipal de Cuidados no município. Iniciado em maio de 2022, o projeto é desenvolvido em duas frentes. A primeira tem como foco o apoio à gestão municipal e às instituições públicas na elaboração e implementação desse sistema de cuidado. Paralelamente a essa construção, as atividades também alcançarão as trabalhadoras do cuidado, remuneradas ou não, atuando no desenvolvimento de suas capacidades nos aspectos pessoais e profissionais, para que acessem trabalho decente e autonomia econômica.
A iniciativa é conduzida por um comitê gestor do qual fazem parte 12 organizações: Fundação Papa João XIII (Funpapa), Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Belém (Semad), Secretaria Municipal de Educação de Belém (Semec), Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), Banco do Povo de Belém, Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), Coordenadoria Antirracista (Coant), Coordenação das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan), Coordenadoria da Diversidade Sexual (CDS), Coordenadoria de Comunicação Social de Belém (Comus), Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Belém (Iasb) e ONU Mulheres.