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A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Prêmio WEPs Brasil 2021 reconhece 100 empresas por seus avanços em ações pela igualdade de gênero



30.06.2021


Seis companhias receberam o Troféu Diamante, o reconhecimento máximo da premiação. Celebração aconteceu em 21 de junho, no âmbito do “Programa Ganha-Ganha: Igualdade de Gênero Significa Bons Negócios” – parceria de ONU Mulheres, Organização Internacional do Trabalho (OIT) e financiamento da União Europeia. O número recorde de empresas reconhecidas mostra o avanço da agenda de igualdade no ambiente de negócios – apesar de todos os desafios trazidos pela crise da COVID-19

 

Cem companhias de todos os portes e setores e representando diferentes regiões do Brasil receberam reconhecimento por suas ações pela igualdade de gênero no Prêmio WEPs Brasil 2021. O evento, que, pela segunda vez, aconteceu no âmbito do “Programa Ganha-Ganha: Igualdade de Gênero Significa Bons Negócios” – parceria de ONU Mulheres, Organização Internacional do Trabalho (OIT) e financiamento da União Europeia pela igualdade de gênero nos negócios – teve como objetivo celebrar as empresas que mais vêm fazendo pela igualdade entre mulheres e homens no ambiente de trabalho, cadeia de valor e comunidades, tendo os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, da sigla em inglês para Women’s Empowerment Principles) como guia.

O total de empresas reconhecidas representa um crescimento de 70% em relação a última edição do Prêmio WEPs, em 2019 (quando 68 companhias foram contempladas), e é um recorde entre todos os anos da premiação, que acontece no Brasil desde 2013.

Também houve um avanço importante no número de empresas que receberam o reconhecimento máximo, com o Troféu Diamante – foram seis no total: Avon, Grupo Boticário, KPMG, Sodexo e Unilever (grande porte) e Home Care Cene Hospitallar (médio porte). Em 2019, quando o Troféu Diamante foi entregue pela primeira vez, apenas a Unilever havia alcançado a pontuação necessária para essa categoria.

“Esses resultados mostram que, apesar de todos os desafios que a pandemia tem representado para o país, para as pessoas e também para os negócios, as empresas WEPs seguem compromissadas na busca por mais igualdade”, diz Ana Carolina Querino, gerente de Programas da ONU Mulheres no Brasil. “Isso é muito positivo porque, cada vez mais, fica evidente que nenhuma instituição sozinha pode alcançar grandes transformações. A busca pelo desenvolvimento sustentável depende de alianças estratégicas e depende de as empresas se engajarem ainda mais em ações por mais igualdade, para que não deixemos ninguém para trás.”

Compromisso de longo prazo – Por suas características, o Prêmio WEPs não incentiva a competição entre as empresas, mas, sim, uma corrida pela maior pontuação sobre cada um dos sete Princípios dos WEPs. Ao avançar em suas práticas por mais equidade, a empresa conquista mais pontos e assim alcança seu reconhecimento – Menção Honrosa, Bronze, Prata, Ouro e Diamante. “Esse mecanismo é importante porque motiva as empresas a evoluírem em suas ações e a atuarem de forma pontual naquilo que precisa ser aprimorado. Além disso, também permite que sejam premiadas as companhias que vêm apresentando ações consistentes, possíveis apenas para quem mantém política contínua e permanente pela equidade de gênero” diz Tayná Leite, gerente do Programa Ganha-Ganha no Brasil e especialista de setor privado para ONU Mulheres.

Entre as empresas inscritas (foram 159 neste ano), aquelas que passam na primeira fase, feita com base nos dados apresentados por relatório, encaram um novo escrutínio de técnicas e técnicos voluntários do Prêmio WEPs e especialistas em negócios e diversidade.

As iniciativas – Ações relacionadas ao Princípio 4: Saúde, Segurança e Fim da Violência foram alguns dos destaques deste ano. Muitas companhias intensificaram iniciativas para garantir a saúde e bem-estar das colaboradoras frente à pandemia de COVID-19. Elas não apenas instituíram novas normas de segurança e cuidados, mas também realizaram uma série de workshops para tratar de saúde mental, divisão das tarefas domésticas e de cuidados dentro das casas, além de realizar campanhas de conscientização sobre violência doméstica (uma vez que os casos de violência contra as mulheres aumentaram em função do isolamento social). (1)
Também mereceram atenção os trabalhos realizados para levar a perspectiva de gênero à cadeia de suprimentos. Ao trabalhar para ter mais empresas lideradas por mulheres entre suas fornecedoras, grandes companhias acabaram contribuindo para ajudar na resiliência e na recuperação de pequenas e médias empresas no país — um ponto importante para o alcance da igualdade de gênero que está relacionado ao Princípio 6: Implementar o desenvolvimento empresarial e as práticas da cadeia de suprimentos e de marketing que empoderem as mulheres.

Um ponto comum entre todas as premiadas é a atenção ao Princípio 1, que trata da importância de engajamento das altas lideranças nas ações pela equidade. Todas as experiências mostram que não há possibilidade de avançar em ações pela igualdade de gênero, sem que CEOS, diretorias e gerências não se engajem no tema.

Sobre os WEPs – Criados em 2010 pela ONU Mulheres e Pacto Global, os WEPs são a plataforma orientadora para empresas sobre como empoderar as mulheres no ambiente de trabalho, no mercado e nas comunidades e são baseados em práticas reais de negócios e informações coletadas em todo o mundo. “A busca pela equidade de gênero deve ser considerada uma estratégia de negócios. Falar sobre diversidade não é suficiente. Para ativar os benefícios é preciso que as companhias trabalhem pela inclusão real de todas e todos. Dessa forma, as empresas ganham em maior desempenho financeiro, melhora do ambiente de trabalho e reputação e a sociedade ganha também, tendo uma parceria importante para o desenvolvimento sustentável”, diz Marcelo Linguitte, diretor de projetos, operações e mobilização de recursos da Rede Brasil do Pacto Global.

O Brasil é o país com maior número de empresas signatárias – são 528. Em 2018, quando o Programa Ganha-Ganha começou, eram 60. Entre as empresas WEPs estão algumas das maiores e mais importantes companhias em operação no Brasil – de diferentes setores da economia – e também centenas de pequenas e médias empresas.

Celebração – A celebração do Prêmio WEPs Brasil 2021 reuniu perto de 800 pessoas em um evento totalmente online, em 21 de junho. Participaram, além de colaboradoras e colaboradores das companhias, representantes de ONU Mulheres, Pacto Global, lideranças das empresas e também parcerias importantes para o Programa Ganha-Ganha – como Ana Bavon, sócia fundadora da B4People, especialista em estratégias de Inclusão e Gestão das Diversidades nas Organizações. Ana falou sobre um tema estratégico para as empresas: a importância da interseccionalidade nas ações por mais igualdade – que devem necessariamente considerar as mulheres em toda a sua diversidade, com especial atenção às mulheres que sofrem diferentes formas de discriminação, como as mulheres negras, trans, LGBTQ, indígenas.

Durante o Prêmio WEPs Brasil 2021 também foram apresentadas as companhias reconhecias pelo selo WOB, da “WOMEN ON BOARD”, iniciativa que visa reconhecer as companhias que tem pelo menos duas mulheres em seus Conselhos de Administração.

Sobre o Ganha-Ganha – O “Programa Ganha-Ganha: Igualdade de Gênero Significa Bons Negócios” foi implementado em 2018 em seis países da América Latina e Caribe (além de Brasil, Argentina, Chile, Costa Rica, Uruguai e Jamaica) e, entre suas iniciativas para promover a igualdade de gênero nos negócios, vem trabalhando junto ao setor privado e instituições de negócios para aumentar o engajamento em relação à igualdade entre homens e mulheres, contribuindo com conhecimento e acesso a ferramentas para que as empresas possam aprimorar suas práticas pela igualdade no próprio ambiente de trabalho, cadeia de valor e comunidades com as quais se relacionam.

A lista com todas as empresas reconhecidas e suas respectivas categorias está disponível em Prêmio WEPs 2021 #EmpresasporElas.

(1) UN Women: From Insight to Action, UN Women report. CARE IN LATIN AMERICA AND THE CARIBBEAN DURING THE COVID-19. TOWARDS COMPREHENSIVE SYSTEMS TO STRENGTHEN RESPONSE AND RECOVERY, UN Women, 2020.