Unilever é o principal destaque do Prêmio Weps 2019, entregue pela ONU Mulheres e Pacto Global
09.10.2019
Companhia foi a única agraciada na inédita categoria Diamante entre as 68 finalistas da premiação que reconhece ações que promovem a equidade de gênero nas empresas, no ambiente de trabalho e na comunidade. Premiação foi entregue a 61 empresas, nas categorias Menção Honrosa, Bronze, Prata, Ouro e Diamante
“O setor privado brasileiro é um pioneiro internacional quanto ao seu engajamento com os Princípios de Empoderamento das Mulheres. Este conjunto de princípios fornece orientações sobre como capacitar e empoderar as mulheres e promover local de trabalho, mercado e comunidade não discriminatórios.” Foi com esta constatação que Ignácio Ybanez Rubio, embaixador da União Europeia no Brasil, abriu a cerimônia de entrega do Prêmio Weps 2019, concedido pela ONU Mulheres e Pacto Global, este ano apoiado pela União Europeia e a OIT (Organização Internacional do Trabalho). 61 empresas receberam o reconhecimento na segunda-feira (7/10), em São Paulo.
Em sua primeira missão ao Brasil, a diretora regional da ONU Mulheres para Américas e Caribe afirmou que “o setor privado é extremamente importante para o empoderamento das mulheres. Quando a mulher está empoderada dentro da empresa, a empresa ganha mais”. Maria-Noel Vaeza considera que “a mulher tem que ter a possibilidade de trabalhar na empresa e participar da economia formalmente. Caso contrário, os países não crescem”.
Em sua terceira edição, a premiação cresceu e saltou de 81 empresas inscritas em 2014 para 181 em 2019, destas, 68 foram finalistas e 61 premiadas. Sem concorrer entre si, mas sim pela maior pontuação dentre os Princípios de Empoderamento das Mulheres, 12 companhias receberam troféus na categoria Menção Honrosa, 21 na Bronze, 15 na Prata e 12 na Ouro. A empresa Unilever foi o principal destaque da noite, a única a levar para casa o troféu na categoria Diamante, tendo atingido mais de 95% de aproveitamento na implementação dos Princípios de Empoderamento das Mulheres e sido reconhecida na categoria ouro em edições anteriores. Esta categoria foi pensada para reconhecer a implementação continuada e comprometida dos Princípios, seja com ações internas quanto externas, refletindo os esforços globais da empresa.
“O Brasil este ano passou de terceiro a segundo lugar e estamos perto de alcançar a Turquia no primeiro lugar em empresas signatárias dos Princípios. Duzentas e setenta e três empresas assumiram publicamente e internamente seus compromissos com o empoderamento das mulheres brasileiras. No mundo, são mais de 2,5 mil empresas signatárias”, afirmou a representante interina da ONU Mulheres Brasil, Ana Carolina Querino.
O Prêmio Weps se baseia nos Princípios de Empoderamento das Mulheres (Women’s Empowerment Principles, WEPs, em inglês), iniciativa lançada pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global da ONU, em 2010, com o objetivo de promover a equidade de gênero nas empresas, no ambiente de trabalho e na comunidade.
#FórumWEPs Embaixador da @UEnoBrasil, @IgnacioYbanez, fala da parceria com a @ONUMujeres e que trabalho com as empresas é um #GanhaGanha em que mulheres, sociedade e setor empresarial crescem junto. #EmpresasPorElas pic.twitter.com/lXGtGUhNeD
— ONU Mulheres Brasil (@ONUMulheresBR) October 8, 2019
“No Brasil, apenas 37% dos cargos de chefia são ocupados por mulheres. A situação é ainda mais desigual para a mulher negra, que além do pouco acesso à liderança das empresas, enfrenta uma taxa de desemprego (16%), que é o dobro da verificada entre homens brancos. As empresas têm um papel fundamental no combate à desigualdade de gênero, por isso é importante reconhecer e divulgar boas práticas, e por isso, o Pacto Global adotou o tema gênero como uma de suas prioridades para 2020”, afirma o secretário-executivo da Rede Brasil do Pacto Global, Carlo Pereira.
A escolha das empresas incluiu visitas de avaliação e a consolidação dos resultados pela Comissão Técnica. A proposta de reconhecimento das finalistas é submetida a uma Banca de Juízas, que definiram as que receberam o reconhecimento pelo Prêmio WEPs Brasil 2019. As empresas foram divididas entre pequeno, médio e grande porte.
O processo de premiação e o resultado tiveram a validação de auditoria independente para todas as etapas do Prêmio. A empresa J F Granja S/S realizou a auditoria do Prêmio WEPs Brasil 2019, emitindo o Relatório de Pleno Atendimento ao Regulamento.
Nesta edição, inscreveram-se empresas de quatro regiões do Brasil, de 13 estados, sendo que a maior concentração foi na região Sudeste com 127 empresas inscritas e destas 53 empresas finalistas do prêmio WEPs Brasil 2019. Cerca de 20% do PIB brasileiro foi mobilizado com as ações do Prêmio WEPs Brasil 2016, com propósito de incentivo e de estímulo às práticas de equidade de gênero.