Ministra das Mulheres do México lamenta falecimento da ex-ministra Nilcéa Freire
30.12.2019
Nadine Gasman, ex-representante da ONU Mulheres Brasil, recordou trajetória de Freire como ex-ministra de Políticas para as Mulheres
A presidenta do Instituto Nacional das Mulheres do México (Inmujeres), Nadine Gasman, recebeu com “grande tristeza” a notícia do falecimento de Nilcéa Freire, ex-ministra de Políticas para as Mulheres do Brasil entre 2004 e 2011. Gasman a conheceu durante o exercício de postos nas Nações Unidas como diretora da campanha do Secretário-Geral da ONU “UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres” e como representante da ONU Mulheres Brasil. Abaixo trecho da mensagem publicada originalmente em Espanhol em seu perfil no Facebook.
“Nilcéa foi uma grande mestra: brilhante, generosa e coerente em todos os âmbitos do seu trabalho. Com uma grande visão e muito trabalho, ela apoiou o avanço das mulheres no Brasil, na América Latina e Caribe e no mundo. Foi de médica à política, professora à militante, sempre indo para além do cotidiano e pensando em como transformar a vida das mulheres e dos homens.
Como presidenta da Conferência da Mulher, da Cepal (Comissão Econômica para América Latina e Caribe), conquistou o histórico Consenso de Brasília; como ministra desenvolveu políticas integrais e inovadoras para o avanço das mulheres, apoiou a criação da ONU Mulheres e o fortalecimento do movimento de mulheres, feminista, de mulheres, negras e jovens. Como representante da Fundação Ford, teve a visão de apoiar a resposta a partir dos direitos humanos das mulheres na epidemia do vírus zika.
Como amiga e mentora, Nilcéa foi uma fonte de inspiração para o meu trabalho como representante da ONU Mulheres no Brasil e como presidenta do Instituto Nacional das Mulheres do México.
Nilcéa será lembrada como a grande feminista lutadora que contribuiu substantivamente para a transformação da vida das mulheres.
Um abraço solidário à sua família e a incontáveis amigas e amigos, a quem fará muita falta.
#NilceaPresente