ONU Mulheres, Womanity Foundation e Instituto C&A lançam Plataforma UNA
09.06.2018
Projeto on-line mapeia o ecossistema brasileiro de iniciativas para equidade de gênero e empoderamento das mulheres
Confira: Plataforma UNA
A ONU Mulheres e Womanity Foundation apresentam, em parceria com o Instituto C&A, a Plataforma UNA, um mapa on-line estratégico, interativo e vivo, que mapeia o ecossistema brasileiro de iniciativas e organizações que atuam em contribuição da igualdade de gênero e empoderamento das mulheres no Brasil. A plataforma será lançada em 14 de junho, em São Paulo.
O crescente número de iniciativas que trabalham com os diversos aspectos da igualdade de gênero e empoderamento das mulheres aponta para a consolidação dos movimentos de mulheres e da luta para que seus direitos sejam respeitados. Tendo em vista essa percepção, a proposta da Plataforma UNA pretende potencializar os resultados e as atividades desse ecossistema, possibilitando uma visão sistêmica, que desenvolve conexões e gera conhecimento sobre o tema.
“O ativismo das mulheres brasileiras e a capacidade de articulação em rede têm sido decisivos para fazer avançar os direitos das mulheres no Brasil. A Plataforma UNA registra parte dessa mobilização e, ao levá-la para a internet, tem a possibilidade de tornar possíveis conexões virtuais e reais entre mulheres e outros agentes importantes para a promoção da igualdade de gênero”, afirma Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres no Brasil.
O governo, o setor privado e diversas iniciativas da sociedade civil assumiram compromissos, buscando minimizar as desigualdades e empoderar as mulheres. Somando-se aos esforços empreendidos, o mapa contribui para responder à necessidade de um olhar mais minucioso na promoção da conectividade entre as iniciativas empreendidas nos direitos das mulheres.
O ecossistema contempla uma diversidade de áreas de atuação que foram agrupadas em 17 grandes temas na plataforma. São eles: Arte e Cultura, Ciência e Tecnologia, Democracia e Participação Política, Educação e Formação, Empoderamento Econômico, Enfrentamento à Violência, Equidade e Condições de Trabalho, Esportes, Direitos dos povos indígenas, População LGBT, Masculinidades, Meio Ambiente, Segurança Alimentar e Agricultura, Mídia e Comunicação, Direito à Moradia, Igualdade Racioal, Paz e Segurança Pública e Saúde e Bem-Estar.
O mapa mostra todas as entidades cadastradas na Plataforma UNA. Na fase de implementação, foram inseridas 388 iniciativas. A plataforma estará aberta para novos cadastros a partir do dia 14 de junho, data de seu lançamento oficial. Lá, é possível identificar as interconexões e os tipos de relações estabelecidas de acordo com as informações declaradas pelas próprias organizações, permitindo a construção de análises e a potencialização de ações temáticas direcionadas.
“Apesar do cenário de retrocessos que vivemos, não podemos negar conquistas. A Plataforma UNA vem exatamente para que possamos acelerar e dar força aos avanços a partir de uma perspectiva de colaboração.”, completa Tiana Vilar Lins, representante da Womanity Foundation no Brasil.
A Plataforma UNA foi desenvolvida por IBEAC, ponteAponte, WomenWho Code, UFRPE e Demarest Advogados. O projeto tem parceria com J. Walter Thompson Brasil, BrazilFoundation, Blossom, Abong, Actionaid, CESE, E&Y, Fundo Brasil de Direitos Humanos, Geledés, Instituto Ethos, Instituto Mídia Étnica, Instituto Patrícia Galvão, Movimento Mulher 360, Mulheres do Brasil, Plan Brasil, Rede de Mulheres Líderes para Sustentabilidade e Rede Mulher Empreendedora.
Outras interessadas e interessados em fazer parte da UNA podem se cadastrar por meio deste link. A Plataforma busca parceiros e parceiras cujas iniciativas tenham como missão a igualdade de gênero e a soma das forças para criar uma sinergia e avançar juntos, se conectando com quem está transformando a realidade.
Sobre o Instituto C&A – O Instituto C&A atua na promoção de uma indústria da moda mais justa e sustentável no Brasil. A organização, que se integrou à C&A Foundation em 2015, foca suas ações em cinco áreas: Incentivo ao Algodão Sustentável, Melhores Condições de Trabalho, Combate ao Trabalho Forçado e ao Trabalho Infantil, Moda Circular e Fortalecimento de Comunidades. Nos seus 26 anos de história, apoiou projetos na área de educação, temática que seguirá apoiando até 2018. A instituição oferece apoio técnico e financeiro e atua em rede para permitir que organizações sociais, marcas e outros agentes de transformação construam uma indústria da moda melhor. Saiba mais em: www.institutocea.org.br
Sobre a ONU Mulheres – A ONU Mulheres foi criada, em 2010, para unir, fortalecer e ampliar os esforços mundiais em defesa dos direitos humanos das mulheres. Alcançar a igualdade de gênero, empoderar todas as mulheres e meninas e realizar os seus direitos humanos é a missão incorporada pela ONU Mulheres em relação à Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável e aos 17 objetivos globais. Como contribuição à Agenda 2030 , a ONU Mulheres está promovendo a iniciativa global “Por um planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero”, a fim de acelerar e concretizar os compromissos de governos, empresas, sociedade civil e outros setores, para a eliminação das desigualdades de gênero. Saiba mais: onumulheres.org.br
Sobre a The Womanity Foundation – Fundação privada e independente, criada em 2005 na Suíça. Guiada pela visão de um mundo onde homens e mulheres possam ter as mesmas condições de participação econômica, política e civil, a Womanity trabalha para empoderar Mulheres ajudando-as a moldar melhores futuros e a atuarem em suas comunidades. Atualmente a Fundação atua no Afeganistão, Brasil, Índia, Israel, Marrocos e Territórios Palestinos.
A Fundação Womanity participa da iniciativa desde a concepção e validação da ideia com diversos atores como Proponente, além de aportar recursos financeiros e técnicos. A partir do lançamento de UNA, a Womanity assume um papel de parceira da Plataforma.