ONU Mulheres e Ministério do Turismo estabelecem parceria para promover a segurança das mulheres viajantes e a equidade de gênero no setor
27.11.2024
Entre as ações previstas, estão treinamentos, campanhas e ações para estimular o empreendorismo e a inserção profissional de mulheres no setor
Nesta terça-feira (26), a ONU Mulheres assinou um memorando de entendimento com o Ministério do Turismo (Mtur) para promover a equidade de gênero e o empoderamento das mulheres no setor. O documento também prevê ações para a proteção e a segurança das mulheres que viajam sozinhas ou acompanhadas. A parceria está alinhada à iniciativa “Brasil Sem Misoginia”, do governo federal, e ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 da ONU, que busca alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego, levantados pelo MTur, setores como Alojamento (58,9%) e Agências de Viagens (54,6%) têm predominância feminina entre sua força de trabalho. No mundo, segundo relatório da Organização Mundial do Turismo (OMT), 54% das trabalhadoras do turismo são mulheres.
Presente no evento, a representante interina da ONU Mulheres no Brasil, Ana Carolina Querino, lembrou que a assinatura acontece no marco do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, celebrado em 25 de novembro. “É simbólico estar aqui nessa data, levando em conta o conteúdo que esse memorando traz, discutindo como incorporar a perspectiva de gênero nas políticas e códigos de conduta. Ele traz ações de prevenção ao assédio e à violência contra as mulheres que viajam, inclusive sozinhas, e de como aproveitar a cadeia do turismo pra empoderar economicamente as mulheres”.
Por sua vez, o ministro do Turismo, Celso Sabino, ressaltou que o Brasil precisa ser reconhecido como um local seguro para as mulheres viajarem e fazerem turismo. “Um país onde as mulheres podem comprar uma passagem, podem se hospedar num hotel e podem aproveitar, se quiserem acompanhadas da sua família, do seu companheiro, da sua companheira, sozinha, onde pode fazer turismo com todo o conforto, com toda a infraestrutura e com toda a segurança que elas precisem e merecem”, declarou.
Entre as atividades previstas no memorando de entendimento, estão a atualização e divulgação do Código de Conduta do Turismo e treinamento para profissionais do setor, além da produção de cartilhas, campanhas e ações de estímulo ao empreendedorismo e inserção profissional de mulheres no setor do turismo.