• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Nota de pesar da ONU Brasil pelo falecimento de Théa Côrte, articuladora da Caravana Siga Bem



20.09.2016


 Nota de pesar da ONU Brasil pelo falecimento de Théa Côrte, articuladora da Caravana Siga Bem /

Théa Corte, da Caravana Siga Bem, foi grande apoiadora das campanhas de mobilização da ONU

É com consternação que a ONU Brasil recebeu a notícia do falecimento de Théa Côrte, sócia diretora do Grupo Cobram, empresa organizadora da Caravana Siga Bem, ocorrido nesta segunda-feira (19), em Brasília.

Théa foi a principal articuladora da parceria da Caravana Siga Bem e das Nações Unidas, para a divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para caminhoneiras, caminhoneiros e comunidade estradeira do Brasil, mobilizando mais de cem cidades no período de nove meses. A mobilização se iniciou há cerca de um mês.

Desde 2003, a Caravana apoia a divulgação da Lei Maria da Penha, do Disque 180 e da rede de serviços locais de atenção às mulheres em situação de violência, e mobiliza escolas e setores sociais para o fim da exploração sexual infanto-juvenil, em atenção do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Disque 100, nas estradas do Brasil.

Em 2015, a parceria com as Nações Unidas se iniciou por meio do apoio à iniciativa O Valente Não é Violento, da campanha do Secretário-Geral da ONU “Una-se pelo fim da violência contra as mulheres”, com palestras sobre masculinidades e ações de conscientização sobre igualdade de gênero para homens, entre elas o Dia Laranja e os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Em março de 2016, a Cobram somou-se à rede de empresas parcerias da ONU Mulheres e do Pacto Global, com a adesão aos Princípios de Empoderamento das Mulheres. Todas as ações foram construídas com entusiasmo e trabalho incansável de Théa Côrte em favor do empoderamento das mulheres.

A familiares, amigas e amigos, parceiras e parceiros de Théa Côrte, a ONU presta a sua solidariedade neste momento de pesar ao passo em que reconhece a sua obstinada trajetória em favor dos direitos humanos no Brasil.