Nos Jogos Pan-americanos, ONU Mulheres, COB e Empodera promovem quiz educativo sobre enfrentamento ao assédio e abuso moral e sexual para atletas da delegação brasileira
29.07.2019
As três instituições elaboraram um questionário com perguntas essenciais que toda e todo atleta deve saber sobre o conteúdo da Política de Combate e Prevenção ao Assédio e Abuso Moral e Sexual no Esporte do Comitê Olímpico do Brasil
Entre um momento e outro de preparação para a grade dos Jogos Pan-americanos, em Lima, no Peru, atletas passam pela tenda educativa do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Lá participam de um quiz sobre dopping, prevenção de lesões e enfrentamento ao abuso e ao assédio moral e sexual, e ganham brindes. Até 11 de agosto, seis mil esportistas passarão pela Vila dos Atletas, entre os quais, 400 esportistas da delegação brasileira.
Conhecimentos sobre políticas e normas são testados em formatos leves de perguntas e, logo em seguida, as e os participantes da dinâmica têm acesso às respostas corretas. Assim, aprendem sobre o conteúdo da Política de Combate e Prevenção ao Assédio e Abuso Moral e Sexual no Esporte do COB, elaborada, em 2018, com o apoio técnico da ONU Mulheres. Por enquanto, ninguém acertou 100% das respostas, mas, segundo Yasmim Freitas, facilitadora da ONG Empodera que está na Vila dos Atletas para ministrar o quiz, é muito comum que elas e eles voltem mais de uma vez na tentativa de acertar o questionário por completo.
“Para que uma política de enfrentamento ao abuso e ao assédio moral e sexual seja efetiva, ela precisa ser conhecida por todas as pessoas direta ou indiretamente envolvidas com a instituição: atletas, funcionárias e funcionários, dirigentes, voluntárias, voluntários e membros. Usar estratégias para que a informação seja facilmente compreendida e assimilada é imprescindível, e esse foi o compromisso conjunto assumido entre ONU Mulheres, COB e Empodera para os Jogos Pan Americanos”, afirma a oficial a cargo do escritório da ONU Mulheres Brasil e gerente de Programas Joana Chagas.
Em visita a Lima, Carolina Ferracini, coordenadora do Uma Vitória Leva à Outra – programa conjunto entre ONU Mulheres e o Comitê Olímpico Internacional (COI), em parceria com as ONGs Women Win e Empodera –, também se reuniu com o COI para refletir sobre a promoção de práticas promissoras para o enfrentamento do assédio moral e sexual. “Falamos das ferramentas de saúde e segurança de atletas oferecidas pelo COI e sobre formas lúdicas e eficazes de disseminar esses conteúdos em parceria com os comitês olímpicos nacionais, a exemplo do que vem sendo feito pelo COB”, contou a coordenadora.
Clique aqui e conheça na íntegra o conteúdo da Política de Combate e Prevenção ao Assédio e Abuso Moral e Sexual no Esporte, do COB.