No Dia Internacional da Mulher, ONU Mulheres defende igualdade de gênero em debate na Escola Nacional de Administração Pública
08.03.2018
ENAP promove, em Brasília/DF, Café com Debate sobre como os estereótipos de gênero aprofundam as desigualdades
Os direitos das mulheres são o tema do Café com Debate, promovido pela ENAP (Escola Nacional de Administração Pública), neste Dia Internacional das Mulheres, 8 de março, em Brasília. Serão abordados os estereótipos de gênero como produtores de desigualdades.
A ONU Mulheres participará do debate com Camila Almeida, gerente de Projetos da entidade, que falará sobre a eliminação dos estereótipos para a garantia dos direitos humanos das mulheres e a promoção da igualdade de gênero como tema transversal nas agendas globais da ONU para o desenvolvimento sustentável e a eliminação do racismo. Camila destacará a importância de estruturas de governança que promovam políticas públicas e orçamentos sensíveis a gênero e maior participação e liderança de mulheres nos espaços de poder e decisão.
O evento é parte das atividades da Enap em celebração ao Dia Internacional da Mulher, que conta com o lançamento da campanha #EuMeDefino, uma exposição de fotos de funcionárias reivindicando a quebra dos estereótipos de gênero para que homens e mulheres tenham oportunidades iguais na sociedade. Haverá também uma ação para adesão individual dos homens ao movimento ElesPorElas – HeForShe. A ENAP aderiu ao ElesPorElas, em setembro de 2017, tornando-se a primeira escola de governo do mundo a engajada no movimento.
ElesPorElas (HeForShe) é um movimento global para envolver homens e meninos na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial e assumir papel ativo para uma nova sociedade, com igualdade de gênero. Homens e meninos, lideranças governamentais e políticas, organizações da sociedade civil, universidades e escolas podem aderir ao movimento para criar e promover eventos, campanhas, ações individuais e coletivas em apoio ao empoderamento das mulheres e meninas.
Também participam do debate Denise Mantovani, professora do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UNB), e Renata Melo Barbosa do Nascimento, doutoranda em História na UNB e integrante da Frente de Mulheres Negras do Distrito Federal e do Entorno.
Formação profissional – O Café com Debate é promovido periodicamente pela Enap, para que as e os profissionais que atuam, predominantemente, na Administração Pública Federal possam discutir experiências e debater com os especialistas convidados temas de relevância nacional e internacional.