Fórum dos Princípios de Empoderamento das Mulheres reúne empresas brasileiras, latino-americanas e europeias, de 29 a 30/8, em São Paulo
27.08.2018
Brasil recebe representantes de países da América Latina e Caribe e União Europeia para discutir para igualdade de gênero dentro de empresas e instituições
Confira aqui a programação
A promoção de mulheres em posições de liderança, a lacuna na remuneração – que pode chegar até 30% em média – e o papel das empresas no combate à violência contra as mulheres são alguns dos temas que começam a entrar, cada vez mais, na pauta das discussões de importantes empresas e instituições dos setores público e privado.
Em uma parceria inédita, ONU Mulheres, Organização Internacional do Trabalho (OIT) e União Europeia estarão reunidas para promover uma série de debates para sensibilizar importantes setores empresariais e empreendedorismo. O objetivo é aumentar e fortalecer o compromisso com a igualdade de gênero no mundo corporativo e a implementação de políticas para o empoderamento econômico das mulheres.
O espaço escolhido para pautar esses temas e reunir importantes executivos, executivas e especialistas de países da América Latina, Caribe e União Europeia será o Fórum WEPs 2018. Em sua terceira edição, o evento acontece em São Paulo, dias 29 e 30 de agosto. “WEPs” é a sigla em inglês para a tradução dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, uma iniciativa da ONU Mulheres junto ao Pacto Global que orienta as empresas em medidas para alcançar a igualdade de gênero por meio do empoderamento das mulheres.
Para a representante da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman, a construção da igualdade entre mulheres e homens é um desafio urgente e que demanda indicadores de progresso. “No mundo, cerca de 2.00 empresas estão engajadas com o propósito de fazer as mudanças necessárias para que as mulheres possam desenvolver todo o seu potencial produtivo no mundo do trabalho formal. O Brasil conta 172 empresas mobilizadas e essa rede vem inspirando a mobilização em outros países da América Latina e Caribe, para que possam promover o empoderamento das mulheres nos seus negócios, setor e comunidade”, afirma.
Ganha-Ganha – Durante o Fórum WEPs 2018, será lançado o Programa Regional Ganha-Ganha: Igualdade de gênero significa bons negócios – uma iniciativa da ONU Mulheres em parceria com a União Europeia e a OIT para promover a igualdade de gênero especificamente no setor privado. Além de aumentar o empoderamento econômico, o programa busca orientar a liderança feminina para um crescimento sustentável, inclusivo e equitativo, fazendo avançar as respostas do setor privado no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na América Latina e Caribe.
O projeto tem como finalidade permitir a participação plena e igualitária das mulheres na sociedade e está focado nos seguintes aspectos: fortalecimento da liderança das mulheres nos negócios; aumento da participação na força de trabalho; redução da lacuna salarial; trabalho decente; empreendedorismo; autonomia e empoderamento econômico.
Consultas iniciais e especificidades de cada país definem diferentes atividades prioritárias de acordo com cada cenário e estabelecem uma perspectiva interseccional. O programa é implementado em colaboração com empresas e redes europeias em seis países: Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Jamaica e Uruguai.
Princípios do Empoderamento das Mulheres – Uma das principais plataformas usadas pelo Programa Ganha-Ganha são os WEPs. Criados em 2010 pela ONU Mulheres e o Pacto Global da ONU e assinados por quase 2 mil CEOs em todo o mundo, os sete Princípios de Empoderamento das Mulheres têm se tornado referência para que as empresas implementem políticas para a promoção da igualdade de gênero no local de trabalho, no mercado e na comunidade.
Os sete Princípios de Empoderamento das Mulheres – WEPs são:
1. Estabelecer liderança corporativa de alto nível para a igualdade de gênero.
2. Tratar mulheres e homens de forma justa no trabalho – respeitar e apoiar os direitos humanos e a não discriminação.
3. Garantir saúde, segurança e bem-estar das trabalhadoras e trabalhadores.
4. Promover a educação, a capacitação e o desenvolvimento profissional das mulheres.
5. Apoiar o empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de fornecedores e de comunicação e marketing.
6. Promover a igualdade por meio de iniciativas voltadas às comunidades e do engajamento social.
7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.
Fórum WEPs 2018: Um diálogo entre países da América Latina e Caribe e a União Europeia
Data: 29 e 30 de agosto de 2018
Local: Villa Blue Tree Events: Rua Castro Verde, 247, Jardim Caravelas – São Paulo