Empresas signatárias dos Princípios de Empoderamento das Mulheres são premiadas por criar mais oportunidades para as trabalhadoras
25.04.2018
Doze companhias premiadas na segunda edição do prêmio GPTW Mulher 2018 são signatárias dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, da ONU Mulheres e do Pacto Global. 40 empresas foram reconhecidas por assegurar que as mulheres tenham oportunidades iguais para ascensão profissional
Doze companhias signatárias dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs), estabelecidos pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global, foram premiadas como as melhores empresas para as mulheres trabalharem pela GPTW Mulher 2018 (Great Place To Work): Laboratório Sabin, IBM, Itaú Unibanco, DELL Computadores do Brasil, Magazine Luiza, Mapfre Seguros Gerais S.A., McDonalds, Banco Santander, Accenture, Atento, Whirlpool e Pandora do Brasil. Com apoio da ONU Mulheres, a segunda edição da premiação reconheceu, em 27 de março, as 40 companhias que mais criam oportunidades para que as mulheres possam desenvolver uma carreira e chegar aos postos de liderança.
“Precisamos prosperar sem deixar a maioria da população para trás. Estamos diante de problemas complexos e precisamos nos unir para dar conta desse desafio. Para alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres, as empresas não competem, mas se complementam. Isso é bom para os negócios, para garantia dos direitos humanos e para o desenvolvimento do país”, considerou a gerente de programas dos Princípios de Empoderamento das Mulheres na ONU Mulheres, Adriana Carvalho.
Melhores empresas para as mulheres – As 300 companhias participantes do GPTW Mulher 2018 empregam, aproximadamente, 1.2 milhões de funcionários e funcionárias. A maioria das empresas premiadas é do setor financeiro, de biotecnologia e farmacêutico. As mulheres são CEOs em 25% dessas companhias.
As mulheres são 60% do quadro geral das 40 empresas reconhecidas e ocupam 49% dos cargos de gerência e/ou supervisão, enquanto os homens são 51% nas mesmas posições. A lista evidencia que o equilíbrio de gênero não alcança alta gerência (vice-presidência, diretoria e CEOs), postos em que a predominância continua masculina: 74% são ocupados por homens e 26% por mulheres. “A diferença está diminuindo, mas muito devagar. Os números mostram que o que já foi realizado pela igualdade nas empresas ainda não é suficiente. Ainda temos muito chão para percorrer”, estimou Daniela Diniz, diretora de conteúdo e eventos do GPTW.
Great Place To Work (GPTW) – A GPTW – Great Place to Work, em português Melhores Lugares para Trabalhar, é uma das empresas signatárias dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) e responsável pela realização da pesquisa GPTW Mulher, que identifica as empresas que promovem oportunidades iguais e dão condições para as mulheres ascenderem profissionalmente. Presente em 53 países do mundo, a consultoria internacional estimula as organizações a identificar, criar e manter excelentes ambientes de trabalho.
Plataforma WEPs – Os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs na sigla em Inglês), propostos pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global, estabelecem sete princípios para que a comunidade empresarial agregue aos negócios valores e práticas voltadas à equidade de gênero e ao empoderamento de mulheres.
Signatárias dos WEPs premiadas no GPTW Mulher 2018
Grandes empresas
1º – Laboratório Sabin
4º – IBM Brasil
5º – Itaú Unibanco
7º – Dell Computadores do Brasil
9º – Magazine Luiza
10º – Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre (Mapfre Seguros Gerais S.A.)
11º – McDonald’s
12º – Banco Santander
14º – Accenture do Brasil
16º – Atento Brasil
18º – Whirlpool
Médias empresas
2º – Pandora do Brasil
Com informações da Época Negócios.