Diretora Executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, recebe prêmio na Cúpula Global das Mulheres
21.05.2015
Além da honraria, ela reuniu-se com a Ministra de Políticas para as Mulheres e com representantes de grandes empresas brasileiras
Na última sexta-feira (15/05), a Subsecretária Geral da ONU e Diretora Executiva da ONU Mulheres fez uma passagem-relâmpago pelo Brasil para participar da Cúpula Global das Mulheres, onde foi laureada com o prêmio Global Women’s Leadership Award (ou “Prêmio Global para Mulheres Líderes”, em tradução livre). Sob o tema “Mulheres Criativas, Economias Criativas”, a 25º Cúpula Global das Mulheres reuniu homens e mulheres líderes do mundo todo em um grande evento de três dias realizado no hotel Grand Hyatt, em São Paulo.
O prêmio foi entregue à Phumzile Mlambo-Ngcuka pelas mãos da presidenta da Cúpula Global para as Mulheres, Irene Natividad. Irene destacou sua longa trajetória em defesa das mulheres e pelo empoderamento das mulheres não só na África do Sul, país onde Mlambo-Ngcuka foi vice-presidenta, mas no mundo todo. O discurso da Diretora Executiva da ONU Mulheres, no qual ressaltou a necessidade de combater a pobreza com trabalho digno para as mulheres, foi ovacionado pelo público, especialmente pela delegação da África do Sul, que foi convidada a subir ao palco para cantar e celebrar o prêmio.
Apoio do Brasil na agenda pós-2015 — Pouco antes da cerimônia de premiação, Phumzille Mlambo-Ngcuka reuniu-se com a Ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci. Dentre os principais assuntos abordados estava a construção de uma agenda comum relacionada aos processos Pequim+20, por um planeta 50:50 em 2030, e à próxima Comissão sobre a Situação das Mulheres, que será presidida pelo Brasil. A Diretora Executiva da ONU Mulheres pediu apoio da SPM para incorporar a perspectiva de gênero nas negociações da agenda pós-2015, incluindo o financiamento para o desenvolvimento.
Além disso, a Ministra Menicucci falou de ações recentes do Brasil para a saúde e segurança das mulheres, como a inauguração da Casa da Mulher Brasileira (que oferece atendimento humanizado e serviços especializados a mulheres vítimas de violência, integrando também atenção judicial e facilidades para inserção no mercado de trabalho) e a aprovação da lei do feminicídio.
Empoderamento das mulheres nas empresas – A Diretora Executiva da ONU Mulheres conversou com presidentes, vice-presidentes e diretores de grandes empresas brasileiras, com o objetivo de fortalecer o compromisso das corporações com a promoção da igualdade de gênero e raça no ambiente de trabalho. Destacou como plataformas de ação a adesão e implementação dos Princípios de Empoderamento das Mulheres e do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres.
A SPM, também presente na reunião, apresentou o programa do governo brasileiro Pró-Equidade de Gênero e Raça, que conta com apoio da ONU Mulheres, OIT (Organização Internacional do Trabalho) e SEPPIR (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República). O Programa é orientado a assessorar empresas públicas e privadas na promoção de políticas de igualdade em sua gestão interna e mudanças na cultura organizacional. A última edição do Programa reuniu mais de 80 empresas, que respondem por quase 1 milhão de funcionárias e funcionários.
Líderes de empresas como Avon, Genzyme e Schneider Electric apresentaram ideias e medidas inovadoras de mercado que suas empresas vêm desenvolvendo para integrar a equidade de gênero em suas estratégias centrais, bem como maneiras de solucionar e monitorar políticas de igualdade de gênero.
Cúpula Global das Mulheres – Fundada em 1990, a Cúpula Global das Mulheres é uma organização não-governamental com sede em Washington, Estados Unidos. Com foco em negócios, foi concebida com a participação dos setores público, privado e terceiro setor, com o objetivo de ampliar oportunidades para mulheres por meio do intercâmbio de soluções de trabalho e de estratégias criativas em diferentes partes do mundo.