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A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Comitê de direção da ONU Mulheres e da Coca-Cola Brasil se reúne no Rio de Janeiro



22.05.2015


Encontro deu seguimento ao projeto conjunto que insere a perspectiva de igualdade de gênero e direitos humanos na cadeia de valor da Coca-Cola no Brasil

Terminou, na última semana, o encontro entre o comitê de direção formado pelas equipes nacionais e globais da ONU Mulheres e da Coca-Cola. O evento aconteceu na sede da empresa, no Rio de Janeiro. O objetivo foi discutir, analisar e avaliar o andamento do projeto conjunto que inclui a perspectiva de igualdade de gênero e direitos humanos na cadeia de valor da Coca-Cola no Brasil.

Da ONU Mulheres sede compareceram a Diretora de Parcerias estratégicas, Kristin Hetle, a assessora de Parcerias com o Setor Privado, Nancy Aburi, o Diretor de Programas, Daniel Seymour, e o assessor de Programas, Monjurul Kabir. Da ONU Mulheres Brasil, estiveram presentes a representante, Nadine Gasman, a Gerente de Programas, Ana Carolina Querino e outros membros do escritório no país.

Da Coca-Cola Company vieram a Diretora global de Empoderamento Econômico das Mulheres, Charlotte Oades, a Diretora especial de Empoderamento Econômico das Mulheres, Angie Rozas, e o Coordenador de Relações Internacionais Governamentais & Relações Públicas, Sandy Chapman. Da Coca-Cola Brasil & Instituto Coca-Cola Brasil estiveram presentes: Claudia Lorenzo, Vice-Presidente de Sustentabilidade e Comunicação; Pedro Massa, Diretor de Valor Compartilhado; Daniela Redondo, Diretora do Instituto Coca-Cola Brasil, e outros integrantes das equipes.

O Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB) é o encarregado de implementar o Coletivo Coca-Cola, uma plataforma de valor compartilhado da empresa. Através da parceria com a ONU Mulheres Brasil, o ICCB incorporou a perspectiva de igualdade de gênero e direitos humanos em seus materiais educativos, para melhor conectar as mulheres que fazem parte da iniciativa. A parceria ONU Mulheres Brasil – ICCB se concentra no Coletivo Reciclagem, Coletivo Empreendedorismo e Coletivo Varejo. Todos eles trabalham em comunidades carentes, com diferentes públicos-alvo, objetivos e metodologias.

O Coletivo Varejo capacita jovens e mulheres de comunidades urbanas de baixa renda e os encaminham para o mercado de trabalho formal. Já o Coletivo Empreendedorismo, focado no empoderamento feminino, aborda de uma maneira prática e simples como vender mais em negócios residenciais. O Coletivo Reciclagem tem como objetivo empoderar catadores através do aumento da autoestima e geração de renda. Em parceria com a ONG Doe Seu Lixo, o Coletivo dá suporte para a gestão e capacitação em mais de 400 cooperativas em todo o país.

A parceria também atua em um outro escopo: a promoção dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (Weps), da ONU Mulheres e do Pacto Global, com o objetivo de compartilhar a experiência da Coca-Cola Brasil com outras empresas.

A ONU Mulheres Brasil, a Coca-Cola Brasil e o Instituto Coca-Cola Brasil têm trabalhado juntos desde 2013 para atingir dois resultados principais:
• Aumentar o acesso a oportunidades econômicas e a recursos para mulheres de baixa renda (empresárias, líderes comunitárias, membros de cooperativas de reciclagem e jovens), para que elas possam gerenciar e manter seus negócios e carreiras.

• Reforçar o empenho e a implementação de políticas de compras afirmativas e outras políticas que promovam o empoderamento econômico das mulheres em empresas dos setores público e privado.

A expectativa é atingir mais de 8.000 mulheres no Brasil. Em abril de 2015, 97% dessa meta foi atingida, treinando 7.800 mulheres.

Os primeiros resultados do monitoramento e avaliação do Coletivo Reciclagem refletem este progresso, principalmente em relação à autoestima das mulheres e à conscientização sobre direitos humanos, igualdade de gênero e empoderamento.

Também houve um avanço significativo em termos de compartilhamento destas consciências e conhecimentos sobre a igualdade de gênero e direitos humanos entre as equipes do Instituto Coca-Cola Brasil, garantindo um impacto duradouro da parceria para os próximos anos.
Visita a cooperativas do Coletivo Reciclagem

Na tarde de terça-feira (12/05) os integrantes dos comitês visitaram duas cooperativas de catadores de lixo, integrantes do Coletivo Reciclagem. A primeira foi a Cooperativa do Futuro, localizada em Irajá. A segunda foi a Cooperativa Beija-Flor, localizada na Penha Circular, atrás do Mercado São Sebastião.

As visitas mostraram que o cenário da reciclagem no Brasil ainda é bastante heterogêneo. Enquanto a Cooperativa do Futuro funciona de forma automatizada, propiciando triplicar o volume médio e a renda dos catadores, além de gerar maior dignidade e segurança, a cooperativa Beija-Flor funciona em um espaço semiaberto e tem um trabalho de separação 100% manual.

“Nosso trabalho não é voltado para o assistencialismo e sim para a auto gestão”, disse Thais Vojvodic, Gerente de Operações Sociais do Instituto Coca-Cola. “. Além do investimento em infraestrutura, nós trabalhamos com uma metodologia de Empoderamento – ajudamos estas pessoas a entender suas prioridades, definir seus objetivos e damos as ferramentas para que elas cresçam por si mesmas. Mais do que capacitação, o Coletivo busca transformação social e aumento de autoestima”, explicou.

Conversa com os jovens do Coletivo Varejo e Lideranças comunitárias – O pré-encerramento do encontro foi uma conversa informal com jovens participantes do Coletivo Varejo.
No Coletivo Varejo, 125 membros da equipe foram treinados em Igualdade de Gênero e Direitos Humanos, a fim de replicar esta metodologia com os jovens em 125 comunidades em 14 estados no Brasil.

No Coletivo Lideranças comunitárias, os materiais educativos já utilizados pela Coca-Cola foram revisados para incluir as perspectivas de direitos humanos, igualdade de gênero e empoderamento das mulheres. “Hoje o empoderamento das mulheres é uma parte fundamental da agenda de desenvolvimento sustentável”, afirmou Ana Tacite, Coordenadora de projetos sênior e ponto focal da parceria ONU Mulheres – Instituto Coca-Cola Brasil. “Por isso unir a perspectiva de igualdade de gênero, direitos humanos e sustentabilidade é um aprendizado fundamental para o futuro”.

“Para a ONU Mulheres, esta parceria com a Coca-Cola é muito importante, porque ela engloba vários aspectos do nosso trabalho: ao mesmo tempo que nós empoderamos mulheres que trabalham nas cooperativas de reciclagem, onde muitas são chefes de família e têm ali sua fonte de renda, nós levamos a conscientização sobre igualdade de gênero e direitos humanos para jovens que estão começando suas carreiras no varejo e para jovens lideranças comunitárias, que vão ser replicadores desta conscientização. E além de tudo, nós reforçamos a perspectiva de igualdade de gênero dentro da empresa Coca-Cola, fazendo com que ela possa servir de inspiração para que outras empresas assinem os WEPs, os Princípios de Empoderamento das Mulheres. Este case de sucesso é a comprovação de que empoderar as mulheres possibilita o fortalecimento das economias, melhora os negócios, melhora a qualidade de vida das pessoas, e ainda leva ao desenvolvimento sustentável”, disse Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil.