CEOs das empresas do IMPACTO 10X10X10 de #ElesPorElas revelam dados de gênero em relatório lançado durante o Fórum Econômico Mundial
25.01.2016
Davos, 22 de janeiro de 2016—Dez das maiores empresas do mundo divulgaram informações de diversidade de gênero em suas equipes de trabalho, incluindo dados sobre cargos de liderança e participação de mulheres em seus Conselhos, em relatório inédito sobre paridade de gênero da campanha #ElesPorElas da ONU Mulheres. O anúncio ocorreu no Fórum Econômico Mundial em Davos, onde os chefes das empresas se reuniram ao lado da Sub-Secretária Geral da ONU e Diretora Executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo Ngcuka, e da Embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres, Emma Watson.
Como parte da campanha #ElesPorElas, a ONU Mulheres lançou, há um ano em Davos, uma iniciativa chamada IMPACTO 10x10x10, com o objetivo de engajar 10 importantes tomadores de decisão dos setores governamental, corporativo e acadêmico para impulsionar uma transformação para a igualdade de gênero.
Desde que se inscreveram, os Campeões do Impacto 10x10x10 do setor corporativo fizeram da igualdade de gênero uma prioridade institucional. Um ano mais tarde, a transparência dos dados apresentados por esses Campeões em Davos ajudará empresas a medirem seus compromissos e inspirará outros empregadores a fazerem o mesmo.
Os dados do relatório mostram que uma grande lacuna permanece entre a representação das mulheres na força de trabalho em geral, bem como em posições de liderança. Embora a representação geral das mulheres seja de uma média de 39,7% entre as 10 empresas, a proporção de cargos de liderança ocupados por mulheres variou de 11% a 33%. Enquanto este grupo supera médias globais, a ONU Mulheres estabeleceu a paridade como meta para essas empresas. Portanto, os compromissos individuais de cada uma das empresas contemplarão uma variedade de caminhos para alcançar essa meta.
Reconhecendo a importância do tema e a necessidade de progresso, os Campeões do IMPACTO 10x10x10 adquiriram uma posição corajosa em matéria de transparência. Eles se comprometeram a compartilhar periodicamente e publicamente os dados de representação de gênero em suas empresas.
“Saúdo a coragem deste grupo em revelar o status de igualdade de suas empresas e sua evidente dedicação para realizar uma mudança radical. Eles mostram detalhadamente o que já conhecemos como norma global — mulheres são cronicamente sub-representadas em empregos formais, especialmente em cargos de liderança. Com base em suas experiências, podemos identificar e encontrar soluções para transformar setores e, eventualmente, alcançar um mundo igualitário. Essas empresas estão moldando a realidade da liderança corporativa”, disse a Diretora Executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo Ngcuka.
As 10 empresas que fazem parte desse grupo são: Accorhotels, Barclays, Koç Dadas, McKinsey & Company, PricewaterhouseCoopers, Schneider Electric, Tupperware Brands, Twitter, Unilever e Vodafone.
A ONU tem feito desse tipo de parceria uma estratégia fundamental para alcançar a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, que prioriza a igualdade de gênero tanto como um objetivo independente quanto como parte integrante de outros objetivos. A transparência exibida neste relatório é, portanto, crucial para medir os progressos conquistados.
Outras conclusões do relatório incluem:
• 40% dos membros do Conselho da Tupperware e 61% de seus novos contratados são mulheres, tornando-a a empresa do grupo mais próxima de paridade nessas categorias.
• A Accorhotels e a Tupperware Brands alcançaram paridade em seus Conselhos (entre 40-60%).
• Em todas as empresas, as mulheres representam 39,9% das novas contratações. Quatro empresas conseguiram estabelecer uma paridade em suas novas contratações: Barclays, PwC, T
Os Campeões do setor corporativo do IMPACTO 10x10x10 estão relatando representação de gênero nas seguintes categorias:
1. Números gerais da empresa
2. Cargos de liderança
3. Conselho
4. Novas contratações
Para maiores informações sobre o IMPACTO 10x10x10, acesse:
http://www.onumulheres.org.br/wp-content/uploads/2015/03/ElesPorElas_visao_geral.pdf
O Relatório sobre Paridade Corporativa, do Impacto10x10x10 da #ElesPorElas HeForShe, está disponível em inglês em:
http://www.heforshe.org/~/media/heforshe/files/davos/heforshe_impact10x10x10_parityreport2016_embargo.pdf
Para assinar o compromisso #ElesPorElas HeforShe, acesse: www.heforshe.org