Empresas, governos, universidades, sociedade civil, homens públicos e mídia apoiam o Movimento ElesPorElas (HeForShe) no Brasil
14.07.2015
ONU Mulheres Brasil está liderando frente multisetorial, para sensibilização da sociedade brasileira, engajamento à plataforma global www.heforshe.org/pt e ações inovadoras para a igualdade de gênero
Conquistar o apoio de homens e meninos de todo o mundo em defesa dos direitos de mulheres e meninas e promover transformações em empresas, governos e universidades com a perspectiva de gênero. Com este objetivo, o Movimento ElesPorElas (HeForShe) de Solidariedade da ONU Mulheres pela Igualdade de Gênero dá suporte à estratégia global da entidade para acelerar mudanças, políticas, práticas e ações em favor de mulheres e meninas.
No Brasil, o Movimento ElesPorElas articula apoios de peso. Por meio do Comitê Nacional Impulsor Brasil ElesPorElas (HeForShe), a ONU Mulheres está liderando uma frente multisetorial composta por empresas, universidades, governos, mídia e homens públicos, para sensibilização da sociedade brasileira, engajamento à plataforma global www.heforshe.org/pt e ações concretas e inovadoras para a igualdade de gênero.
“Nossas parceiras e parceiros estão confiantes de que a hora para acelerar o passo pela igualdade de gênero é agora e isso exige respostas e engajamentos de diversos setores. Para a ONU Mulheres, no Brasil, gênero precisa estar articulado com raça, para enfrentar o racismo e o sexismo, núcleos estruturantes das desigualdades. Acreditamos que o Brasil tem políticas para as mulheres inovadoras e que podemos nos unir para dar exemplos mais fortes para o país de que é estratégico e possível promover a inclusão efetiva de mulheres e meninas. Convidamos os 100 milhões de homens e meninos brasileiros para que se somem a este movimento solidário de transformação social por meio do debate público, ações nas redes sociais e adesão individual na plataforma global www.heforshe.org/pt”, diz Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil.
A representação governamental do Comitê Brasil ElesPorElas está com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Seis empresas compõem o eixo corporativo – duas públicas e quatro privadas: Avon, Correios, Itaipu Binacional, KPMG, Renault e Unilever. Pela academia, estão a Universidade de São Paulo (USP), uma das dez universidades globais do Impacto 10x10x10 HeForShe, a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
A sociedade civil está representada por duas organizações feministas e três voltadas aos homens: Articulação de ONGS de Mulheres Negras Brasileiras, Articulação de Mulheres Brasileiras, Instituto Papai, Promundo e Papo de Homem. Entre os homens públicos, está o deputado estadual Edegar Pretto, coordenador da Frente Parlamentar de Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher. Pela mídia, são três representações: GNT-Globosat, Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e Propeg Comunicação SA.
Em sua saudação ao grupo, o vice-presidente de Recursos Humanos da Unilever, Eduardo Reis, apontou que a empresa assume “o compromisso ElesPorElas para despertar a liderança inclusiva”.
Representante da sociedade civil, o coordenador executivo do Instituto Papai, Sirley Vieira, considerou o movimento ElesPorElas como “uma ação como essa é fundamental para o movimento político que o Brasil vive. Uma ação como essa não pode ser somente o clique [adesão à plataforma online], mas rever práticas, políticas públicas, empoderamento e educação”.
Apoio de celebridades – Dentre as ações lideradas por membros do Comitê, está o lançamento de campanha de comunicação #ElesPorElas pelo GNT/Globosat, parceiro da ONU Mulheres Brasil, estrelada por Rodrigo Hilbert, Marcelo Tas, Leo Jaime, Xico Sá, entre outros. O time de mulheres é composto por Astrid Fontenelle, Bela Gil, Bete Lago, Mariana Weickert, entre outras. Por meio da campanha, o GNT está liderando a adesão de atletas em ação parceira com o Sport TV, da Globosat.
“Formalizamos essa parceria com o intuito de trazer mais visibilidade para o tema e fazer com que ele seja mais discutido aqui no Brasil. O canal vem acompanhando o universo da mulher há anos e, por isso, enxergamos a importância de disseminar essa causa. Entendemos que o melhor jeito de atingir nossos objetivos é por meio dos homens, fazer com que eles também se sensibilizem e percebam que a igualdade é um direito de todos”, afirma Daniela Mignani, diretora do GNT.
Além de fotos e mensagens nas redes sociais e spot para TV, a campanha prevê a inclusão de conteúdos sobre igualdade de gênero nos programas e hotsite com produtos multimídia, alguns deles produzidos pela Rádio ONU Português, em Nova Iorque, e pelo Centro de Informação Pública da ONU Brasil (UNIC Rio).
A campanha foi lançada, em 24 de junho, com a presença da diretora regional da ONU Mulheres para Américas e Caribe, Luiza Carvalho. O evento foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais daquele dia, sendo a hastag #ElesPorElas trending topics do twitter.
O modelo Paulo Zulu é outro apoiador do Movimento ElesPorElas, associando a causa pela igualdade de gênero aos seus compromissos com a sustentabilidade ambiental.
Corporações – No setor empresarial, a Itaipu Binacional fez a primeira adesão ao movimento ElesPorElas no Brasil e no Paraguai, em ato que reuniu cerca de 1.000 pessoas, entre elas a diretora regional da ONU Mulheres, Luiza Carvalho, as representantes do Brasil e do Paraguai, Nadine Gasman e Carolina Taborga, respectivamente, as ministras de Mulheres do Brasil, Eleonora Menicucci, e do Paraguai, Ana Maria Baiardi, além de empregadas e empregados da Itaipu e representantes de empresas, universidades, sociedade civil, mídia e homens públicos. Um dos pontos altos do evento foi a adesão online dos diretores gerais brasileiro, Jorge Samek, e paraguaio, James Spalding, em 25 de junho, encorajando o apoio individual dos mais de 3.000 funcionários da Itaipu Binacional.
Para a ministra Eleonora, “o movimento ElesPorElas é extremamente oportuno porque também temos de falar com os homens sobre discriminação, violência de gênero, raça, religiosidade e sexualidade, que estão presentes na cultura patriarcal. Essa campanha põe a mão na ferida do valor, da ética”. Conforme Menicucci, o “ódio às diferenças é insuportável e temos de criar estratégias para romper com isso e ter os homens e meninos, pais, avôs a favor dessa luta”. Ao final, a ministra desafiou o Brasil a fazer com que o movimento ElesPorElas chegue “no cotidiano de quem carrega lata na cabeça”.
“Irmanados, Brasil e Paraguai, representados pela Itaipu e pelas ministras das Mulheres, evidenciam os esforços de HeForShe que visa obter o apoio público de um bilhão de homens, como a expressão da vontade de transformar, pela via da inclusão, as relações entre homens e mulheres, meninos e meninas. Além do comprometimento individual, HeForShe nos desafia a atuar com determinação e mobilizar setores que poderão alocar a energia estratégica para a igualdade de gênero: empresas, universidades e governos”, discursou a diretora Luiza Carvalho.
Prefeitos – No final de maio, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) promoveu o lançamento do movimento ElesPorElas para mais de 5.000 mil prefeitos, prefeitas e autoridades municipais, em Brasília, durante a XVIII Marcha Nacional dos Municípios. O ato foi comandado pelo presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, que firmou cooperação técnica com a ONU Mulheres Brasil em favor da igualdade de gênero e raça.
Voltando-se para mais de 5.000 autoridades municipais, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, disse que “os prefeitos brasileiros, vereadores, secretários e vice-prefeitos e a comunidade que aqui se encontra seguramente irão se engajar nessa campanha ElesPorElas. Nós, da nossa entidade, estamos neste momento celebrando esse acordo. Passaremos, na medida do possível, trabalhar no Brasil inteiro no Comitê que está sendo criado”.
USP: Impacto 10x10x10 – A Universidade de São Paulo (USP) foi anunciada, em 18 de junho, como uma das 10 universidades escolhidas pela ONU Mulheres para promover ações concretas com relação à igualdade de gênero no movimento ElesPorElas. A universidade brasileira passa a se integrar ao Impacto 10x10x10, para dar o exemplo sobre o que fazer e como mensurar as ações de transformação de práticas institucionais em favor da igualdade de gênero.
De acordo com o reitor da Universidade de São Paulo (USP), Marco Antonio Zago, a universidade fará campanha para enfrentamento à violência nos campi e está mobilizando as universidades de Buenos Aires (UBA) e Nacional Autónoma do México (UNAM) para ações em 2016.
Página em Português – Desde 19 de junho, o público de Língua Portuguesa passa a contar com conteúdos no idioma no portal do Movimento ElesPorElas (HeForShe) www.heforshe.org/pt A plataforma está disponível em outros cinco idiomas: Inglês, Espanhol, Francês, Turco e Chinês.
O público lusófono poderá saber mais sobre o movimento ElesPorElas, como incluir o seu apoio individual e como se engajar em ações coletivas: nas empresas, nos governos e nas universidades – três setores priorizados pelo movimento, para evidenciar o que pode ser feito concretamente para que as mulheres e meninas sejam realmente incluídas.
Confira o conteúdo multímidia ElesPorElas
Vídeos:
ONU Mulheres e GNT: íntegra do lançamento da campanha #ElesPorElas (GNT e ONU Mulheres) | Convite feito por Artistas do GNT | Filme Astrid Fontenelle e Rodrigo Hilbert | Filme Bela Gil e Marcelo Tas | Making of da campanha | Menino bailarino | Trecho de entrevista da diretora Luiza Carvalho ao programa Marília Gabriela Entrevista
ONU Mulheres e CNM: lançamento do Movimento #ElesPorElas na Marcha dos Municípios | Playlist Prefeitos em apoio ao movimento #ElesPorElas
Material global: Clipe com legendas em Português | Vídeo Emma Watson (legendado em Português)
Fotos:
Lançamento da campanha #ElesPorElas (GNT e ONU Mulheres) | Adesão da Itaipu Binacional | Comitê Brasil ElesPorElas (HeForShe) | Adesão Confederação Nacional dos Municípios (Prefeitos e Prefeitas) | Lançamento global do Movimento ElesPorElas | ElesPorElas na Copa do Mundo de Futebol 2014 (Brasil)
Redes Sociais
Perfis globais: facebook | twitter | instagram | youtube
Perfis Brasil: facebook | twitter | instagram | youtube
Acesso rápido como participar: Visão Geral | Empresas | Governos | Universidades | Kit de Ação | Placas para Fotos | Campanhas
Saiba mais em: www.onumulheres.org.br/elesporelas | www.gnt.com.br/elesporelas