30 Campeões de Impacto do movimento ElesPorElas HeForShe se reuniram hoje em Nova York para lançar relatório com soluções inovadoras para alcançar a igualdade de gênero
20.09.2017
PwC, Tupperware, Twitter, Unilever e Universidade de São Paulo estão entre as instituições que fazem parte da iniciativa Impacto 10x10x10
Nova Iorque, NY (20 de setembro de 2017) – 30 líderes globais revelaram, hoje, durante evento em Nova York, soluções inovadoras para a igualdade de gênero em seus setores. Abordando questões políticas críticas, transformando o modelo desigual de liderança corporativa, e mudando o futuro das próximas gerações, essas práticas comprovadas têm o potencial de nos aproximar do objetivo de alcançar a igualdade de gênero ainda na nossa geração.
Foi com esse objetivo que 10 Chefes de Estado, 10 CEOs globais e 10 Reitores de Universidades se juntaram na iniciativa Impacto 10x10x10 do movimento #ElesPorElas #HeForShe, para compartilhar com o mundo não apenas os principais obstáculos que enfrentam, mas também as propostas de práticas potencialmente inovadoras que podem transformar a cultura institucional e influenciar outras instituições ao redor do mundo.
Durante o evento, O Presidente do Malawi, Arthur Peter Mutharika, compartilhou a história de como seu país acabou de vez com o casamento infantil, permitindo que mais de 1500 meninas retornassem às escolas. Já o CEO da PriceWaterhouseCoopers, Bob Moritz, falou sobre como sua organização passou de 18% de representação feminina na equipe de liderança global em janeiro de 2016 para 47% em dezembro de 2016.
O Presidente e Vice-Chanceler da Universidade de Leicester do Reino Unido, Paul Boyle, liderou uma conversa dinâmica sobre como estudantes das universidades estão gerando soluções para enfrentar a violência baseada em gênero em seus campi. Durante a conversa, o reitor Marco Zago, da Universidade de São Paulo — única representante da América Latina na iniciativa Impacto 10x10x10 –, falou sobre as motivações do compromisso da USP. “Para mim, a universidade é um espaço privilegiado onde a educação é um instrumento para mudanças transformadoras de comportamento a longo-prazo de forma a solucionar problemas sociais como a violência contra as mulheres, bem como todas as formas de discriminação”.
“Os resultados anunciados no Relatório de Paridade IMPACT 10x10x10 lançado hoje são inspiradores. Em 2015, desafiei os Campeões de Impacto a ‘pensarem grande’ e a se comprometerem com abordagens criativas que fossem capazes de derrubar as maiores barreiras. Sabemos que passos pequenos nem sempre nos trazem os benefícios que tão urgentemente precisamos”, afirmou Phumzile Mlambo-Ngcuka, Diretora-Executiva da ONU Mulheres. “Como líderes em seus campos, os Campeões têm a chave para romper com normas e fazer progressos que podem mudar o jogo para mulheres e homens. O relatório compartilha estratégias, barreiras encontradas e conquistas para que outros possam seguir o seu exemplo”.
Na ocasião, os novos Campeões de Impacto Nana Akufo-Addo, presidente do Gana; Andrew Wilson, CEO da Electronic Arts; e professor Paul Wainaina, vice-chanceler da Universidade Kenyatta do Quênia, foram calorosamente recebidos pelos veteranos da iniciativa IMPACT 10x10x10.
• O presidente Nana Akufo-Addo mostrou que está empenhado em diminuir as desigualdades de gênero e envolver os homens de Gana na busca por um país mais equitativo.
• Com mais de 300 milhões de jogadores em todo o mundo, a Electronic Arts se comprometeu com uma maior diversidade e representatividade no setor de jogos, criando espaços seguros na web e avançando a questão de salários iguais nos EUA e além.
• A Universidade Kenyatta, que com mais de 70 mil alunos e alunas, concentra alguns dos maiores pesquisadores, estudiosos e especialistas do mundo, trouxe uma nova perspectiva global para o grupo. A Universidade Kenyatta está empenhada em alcançar uma liderança equilibrada em termos de gênero, incorporando a igualdade de gênero no DNA de sua instituição e buscando formas de combater a violência baseada no gênero em seus campus.
Na noite de ontem, em um jantar oferecido pela rede AccorHotels em Nova York, os Campeões de Impacto anunciaram o conceito do Laboratório de Impacto ElesporElas (HeForShe IMPACT Lab, em inglês) — uma plataforma de ação e comunicação das práticas comprovadamente efetivas do grupo. Foram anunciados os primeiros três Co-Presidentes do laboratório: H.E. Bjarni Benediktsson, Primeiro-Ministro da Islândia; Bob Moritz, presidente da PricewaterhouseCoopers International Limited; e Feridun Hamdullahpur, presidente e vice-chanceler da Universidade de Waterloo. O Laboratório de Impacto criará um ambiente propício para testar idéias inovadoras, documentar lições aprendidas e divulgar práticas eficientes para uma audiência global por meio de uma cúpula anual – o Simpósio de IMPACTO – destinado a executivos de alto-nível dos setores público e privado. O grupo anunciou, ainda, que o simpósio inaugural será realizado em 20 de setembro de 2018.
O relatório global da iniciativa Impacto 10x10x10 pode ser acessado, em inglês, pelo seguinte endereço: http://online.fliphtml5.com/zmam/ndms/
Sobre a ONU Mulheres – A ONU Mulheres é a entidade da ONU dedicada à igualdade de gênero e ao empoderamento das mulheres. A ONU Mulheres foi criada para acelerar o progresso no atendimento das necessidades de mulheres e meninas em todo o mundo. Para mais informações, visite www.onumulheres.org.br
Sobre o Movimento ElesPorElas HeForShe – Criado pela ONU Mulheres, o movimento de solidariedade pela igualdade de gênero ElesPorElas HeForShe oferece uma abordagem sistemática e uma plataforma global na qual homens e meninos podem se envolver e tornar-se agentes de mudança para alcançar a igualdade de gênero. O movimento convida homens e meninos a se envolverem no movimento das mulheres como parceiros iguais, criando e implementando uma visão compartilhada da igualdade de gênero que beneficiará toda a humanidade. Todas as pessoas, independente do sexo ou gênero, podem assinar o compromisso. Para mais informações, visite http://www.heforshe.org/pt
Sobre os campeõs de impacto – O IMPACTO 10x10x10 engaja importantes tomadores de decisão de governos, empresas e universidades em todo o mundo para impulsionar uma transformação de cima para baixo. Os Campeões de Impacto tornam a igualdade de gênero uma prioridade institucional, comprometendo-se a mudanças reais dentro e além de cada uma de suas organizações. Cada Campeão implementa de Impacto tem a responsabilidade de implementar três compromissos ambiciosos para avançar e finalmente alcançar a igualdade de gênero para todos e todas. A avaliação e a transparência são centrais no progresso desses compromissos, de forma que iniciativas bem-sucedidas possam servir como modelos para o mundo político, corporativo e acadêmico. Para mais informações, visite http://www.heforshe.org/impact