‘As mulheres no mundo do trabalho em mudança: por um planeta 50-50 em 2030’ é o tema da ONU para o Mês das Mulheres
04.03.2017
Temática concentra ações da ONU Mulheres para o Dia Internacional das Mulheres e será abordada, de 13 a 24 de março, na 61ª Sessão da Comissão da ONU sobre a Situação das Mulheres
O tema central do Dia Internacional das Mulheres de 2017, que ocorrerá em 8 de março, é “As mulheres no mundo do trabalho em transformação: por um planeta 50-50 em 2030”. O mundo do trabalho está mudando de um modo que terá consequeências significativas para as mulheres. Por um lado, os avanços tecnológicos e a globalização trazem oportunidades sem precedentes a quem tem a possibilidade de acessá-los. De outro lado, estão o aumento do trabalho informal, a desigualdade de salário e as crises humanitárias.
Apenas 50% das mulheres em idade de trabalhar estão representadas na população economicamente ativa no mundo. Os homens representam 76% dessa força de trabalho. A esmagadora maioria das mulheres trabalha na economia informal,
sustenta o trabalho de cuidados em casa e está concentrada em empregos com menor qualificação e que pagam salários mais baixos, tendo pouca ou nenhuma proteção social.
Alcançar a igualdade de gênero no mundo é indispensável para o desenvolvimento sustentável. A celebração das Nações Unidas neste 8 de Março busca a todas as pessoas-chave para dar o passo decisivo pela igualdade de gênero, por um planeta 50-50 em 2030, para garantir que o mundo do trabalho beneficie a todas as mulheres.
O próximo 61º período das sessões da Comissão da ONU sobre a Situação das Mulheres (CSW), que acontecerá de 13 a 24 de março, na sede das Nações Unidas, deliberará sobre “O Empoderamento Econômico das Mulheres no Mundo do Trabalho em Mudança”.
A Comissão é uma das maiores reuniões anuais de lideranças mundiais, ONGs, empresas, parceiras e parceiros das Nações Unidas e ativistas de todo o mundo, para discutir a situação dos direitos das mulheres e o empoderamento de todas as mulheres e meninas em todas as partes do mundo.
Sobre o Dia Internacional das Mulheres – Em 1975, Ano Internacional da Mulher, as Nações Unidas celebraram pela primeira vez o Dia Internacional das Mulheres em 8 de março. Dois anos mais tarde, em dezembro de 1977, a
Assembleia Geral adotou uma resolução que proclamava o Dia das Nações Unidas para os Direitos das Mulheres e a Paz Internacional, que poderia ser celebrado pelos Estados-Membros em qualquer dia do ano, de acordo com as suas traduções históricas e nacionais.
A ideia do Dia Internacional das Mulheres se formou no final do século 20, em razão das atividades desenvolvidas pelos movimentos de trabalhadoras na América do Norte e na Europa.
Desde então, o Dia Internacional das Mulheres tem adquirido uma nova dimensão mundla para a smulheres tanto em países desenvolvidos quanto em países em desenvolvimento. O crescimento movimento internacional de mulheres, consolidado graças a quatro Conferências Mundiais da ONU sobre as Mulheres, contribuiu para tornar a celebração um ponto de encontro em torno da promoção dos direitos das mulheres e a sua participação nas esferas política e econômica.
Agora, mais do que nunca, o Dia Internacional das Mulheres é um momento de reflexão sobre os avanços alcançados, de apostar nas mudanças e de reconhecer os atos de valentia e decisão das mulheres, na atualidade, os quais têm desempenhado um papel extraordinário na história de seus países e comunidades.