• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Subsecretário Geral da ONU fala a militares brasileiros sobre prevenção de abuso e exploração sexual em missões de paz



28.08.2024


Subsecretário Geral da ONU fala a militares brasileiros sobre prevenção de abuso e exploração sexual em missões de paz/violencia contra as mulheres

Secretário Saunders recebe dos militares brasileiros uma edição impressa da cartilha sobre PSEA. (Foto: Maj. Gabriela Bernardes/EB)

ONU Mulheres apoiou nesta terça-feira (27) a participação do Subsecretário-Geral da ONU, Christian Saunders, no seminário “Prevenção de Exploração e Abuso Sexual em Missões de Paz”. Saunders é o Coordenador Especial para melhorar a resposta das Nações Unidas à exploração e abuso sexual. O evento, promovido pela Rede Brasileira sobre Operações de Paz em parceria com o Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro, aconteceu no Quartel-General do Exército e reuniu oficiais de alta patente da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, além de participantes de outras instituições parceiras.

Em discurso, Saunders reforçou o compromisso da ONU em combater o problema. “Quero falar com clareza: A exploração e o abuso sexual são violações sérias de direitos humanos e uma abuso profundo de privilégio e de poder. Causam um dano sério nas vítimas e nos sobreviventes, não pode ter espaço na nossa sociedade, nos serviços de sgeuranças e nas instituições que foram criadas para proteger os civis.” Ele descreveu os episódios de exploração sexual em contextos de paz e segurança como “um problema existencial”, que contribui inclusive para aumentar a pobreza e vulnerabilidade das comunidades.

Durante o seminário, foi lançada uma cartilha sobre Prevenção de Abuso e Exploração Sexual (PSEA) e Mulheres, Paz e Segurança, disponível em Português, Inglês e Espanhol e publicada também no site da Rebrapaz.

O seminário contou com três painéis, com apresentações de militares brasileiros e estrangeiros com experiência nas áreas de peacebuilding e peacekeeping, discutindo o tópico da PSEA sob várias perspectivas, como a dos pontos focais de gênero, dos comandantes de missão e trazendo boas práticas internacionais.

O Comandante Tyson Nicholas, do exército australiano, participou de um dos painéis representando ONU Mulheres. O Comandante faz parte do Conselho Militar Estratégico da entidade, em Nova York, e tem o papel de aconselhar a liderança em assuntos relacionados a operações de manutenção da paz sensíveis a gênero, reforma do setor de segurança,além de prevenção e resposta à exploração e abuso sexual.