• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

ONU Mulheres lança série de vídeos sobre o impacto do trabalho de cuidado para a igualdade de gênero e o desenvolvimento sustentável



05.07.2024


Com uma abordagem didática, a coleção se torna uma ferramenta de conhecimento sobre o tema.

ONU Mulheres lança série de vídeos sobre o impacto do trabalho de cuidado para a igualdade de gênero e o desenvolvimento sustentável/ver o cuidado igualdade de genero empoderamento economico

A série conta com cinco vídeos que apresentam o tema do cuidado de forma simples, com exemplos cotidianos e dados que revelam o valor do trabalho de cuidado para a sustentabilidade da vida. Foto: ONU Mulheres/Lali Mareco

Uma jornada de tarefas realizada cotidianamente, mas que muitas vezes não é vista e nem reconhecida. Assim é o trabalho de cuidado, algo vital para todas as pessoas e ainda tão distante da compreensão sobre a sua relevância. Para promover a reflexão e apresentar informações sobre os impactos desiguais do trabalho de cuidado na sociedade, a ONU Mulheres, em parceria com a Prefeitura de Belém (PA), a partir do projeto Ver-o-Cuidado, disponibilizou hoje em seu canal do Youtube uma série de vídeos animados.

A partir de uma linguagem simples, os vídeos expõem dados que evidenciam como as famílias, e principalmente as mulheres, são as maiores sobrecarregadas com a atual organização social dos cuidados e como essa sobrecarga reflete não só no empoderamento das mulheres em várias esferas, como também na economia e no desenvolvimento sustentável. No Brasil, por exemplo, dados da PNAD-C 2022 revelam que as mulheres gastam quase o dobro do tempo que os homens em tarefas de cuidado não remunerado, o que limita o acesso delas a oportunidades de estudo e trabalho decente.

A série exemplifica os impactos do desequilíbrio na divisão das tarefas de cuidado e auxilia no entendimento sobre o trabalho de cuidado e a necessidade de se criar políticas para reconhecer, reduzir e redistribuir o trabalho de cuidado não remunerado, garantir remuneração justa e trabalho decente para as trabalhadoras e trabalhadores remunerados do cuidado e assegurar a sua representação em espaços de tomada de decisão, a divisão injusta do trabalho de cuidado parte dos estereótipos de gênero que definem erroneamente as mulheres como mais aptas para cuidar do que os homens. Esses estereótipos estão enraizados de maneira histórica na cultura da sociedade, o que torna necessário o investimento na comunicação como forma de disseminar que cuidar é de responsabilidade de todos e todas, promovendo uma mudança cultural.

A coleção é composta por cinco vídeos que apresentam o tema do cuidado de forma simples, com exemplos cotidianos e dados que revelam o valor do trabalho de cuidado para a sustentabilidade da vida. São quatro vídeos introdutórios que discorrem sobre diferentes aspectos do trabalho de cuidado e um vídeo longo, compilando as principais informações sobre o assunto.

Com a apresentação gradual do tema, a pessoa espectadora pode compreender do que se trata o trabalho de cuidado, para, em seguida, entender o que ele representa para toda a sociedade, detalhando aspectos sobre os custos desse trabalho; a maneira como é organizado socialmente e os impactos que isso gera, especialmente na vida das mulheres. A série também aponta caminhos para a transformação dessa realidade, como uma forma de beneficiar todas as pessoas que cuidam e que precisam de cuidados.

A sequência de vídeos pode ser assistida aqui.

Ver-o-Cuidado – O projeto Ver-o-Cuidado é uma parceria entre ONU Mulheres, Prefeitura de Belém (PA) e Fundação Papa João XIII (Funpapa), com apoio da Open Society Foundations, que tem por objetivo estabelecer um piloto de Sistema Municipal de Cuidados no município. Iniciado em maio de 2022, o projeto é desenvolvido em duas frentes. A primeira tem como foco o apoio à gestão municipal e às instituições públicas na elaboração e implementação desse sistema de cuidado. Paralelamente a essa construção, as atividades também alcançam as trabalhadoras do cuidado, remuneradas ou não, atuando no  nos aspectos pessoais e profissionais, para que acessem trabalho decente e autonomia econômica.

A iniciativa é conduzida por um comitê gestor do qual fazem parte 12 organizações: Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Belém (Semad), Secretaria Municipal de Educação de Belém (Semec), Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), Banco do Povo de Belém, Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), Coordenadoria Antirracista (Coant), Coordenação das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan), Coordenadoria da Diversidade Sexual (CDS), Coordenadoria de Comunicação Social de Belém (Comus), Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Belém (Iasb) e ONU Mulheres.