• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Em seminário do G20, ONU Mulheres destaca centralidade da temática dos trabalhos de cuidado



17.07.2024


Em seminário do G20, ONU Mulheres destaca centralidade da temática dos trabalhos de cuidado/governanca e participacao politica empoderamento economico destaques

Ministra das Mulheres do Brasil, Cida Gonçalves, discursa junto à Representante Interina da ONU Mulheres no Brasil, Ana Carolina Querino, e da Presidente do INMUJERES do México, Nadine Gasman. Foto: Audiovisual G20 Brasil

A Representante Interina de ONU Mulheres no Brasil, Ana Carolina Querino, participou nesta quarta-feira (10) do “Seminário Internacional: o trabalho do cuidado e a sustentabilidade da vida e da economia”. O evento é a primeira entrega do Grupo de Trabalho sobre Empoderamento de Mulheres no G20.

“Nós queremos que o cuidado seja discutido também como um bem que gera riqueza, um bem que é essencial nas discussões sobre economia, para que essas economias sejam justas e sustentáveis, que tenham foco também nas necessidades e nas contribuições das pessoas, e não apenas em números e conceitos etéreos”, afirmou a representante durante o encerramento do Seminário. A cerimônia também foi marcada por declarações da ministra das Mulheres do Brasil, Cida Gonçalves, e a Presidente do Instituto Nacional de Mulheres do México, Nadine Gasman, que também serviu como Representante de ONU Mulheres no Brasil entre 2013 e 2019.

O evento contou com a participação de especialistas brasileiras e de diferentes países-membros e organizações internacionais. Em três mesas de discussão, foram trazidas experiências e contribuições inovadoras de países que implementam políticas públicas de cuidado, como a legislação de Licença Parental da Alemanha; o sistema de certificação de igualdade de gênero de empresas da Itália e a iniciativa de inclusão financeira de mulheres e jovens da União Africana. Os debates foram centrados na abordagem global da economia do cuidado, no impacto dos trabalhos de cuidado no uso do tempo e na sobrecarga das mulheres em todo o mundo, além da elaboração de políticas públicas.

Grupo de Trabalho vai contribuir com a Declaração do G20

Nos dias 8 e 9 de julho o GT Empoderamento de Mulheres realizou sua terceira reunião técnica. No encontro, as participantes discutiram o conteúdo de uma declaração ministerial, que vai servir como principal contribuição do GT para a Cúpula de Chefes de Estado do G20, que acontece em novembro, no Rio de Janeiro.

A presidência brasileira elegeu três prioridades para os debates deste grupo. Uma delas é o eixo igualdade e autonomia, que aborda a pauta de Políticas de Cuidado. O trabalho de cuidado é desigualmente distribuido entre homens e mulheres, pouco valorizado e frequentemente não remunerado, o que contribui para a gerar desigualdades e sobrecarrega mulheres em todo o mundo. A declaração deve incluir também consensos sobre Enfrentamento à Misoginia e às Violências; e Justiça Climática.

O GT é composto por delegações dos países-membros, seis países convidados e oito organismos internacionais, incluindo especialistas de ONU Mulheres. O ponto alto das atividades do GT é a Reunião Ministerial, que acontece em 11 de outubro.