• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

UNA-SE! Investir para Prevenir e Responder a Violência contra Mulheres e Meninas



05.10.2023


UNA SE! Investir para Prevenir e Responder a Violência contra Mulheres e Meninas/

O quanto o mundo se importa em acabar com a violência contra mulheres e meninas? Não sabemos.

O que sabemos é que o custo humano da violência contra mulheres e meninas é incalculável.

Uma em cada três mulheres sofre violência física ou sexual pelo menos uma vez em sua vida.

A violência contra mulheres e meninas é uma das violações de direitos humanos mais prevalentes e difundidas.

A pandemia da COVID-19, os conflitos e as mudanças climáticas exacerbaram os riscos dessa violência e geraram novas ameaças, ampliando a vulnerabilidade de mulheres e meninas.

A violência contra mulheres e meninas perturba a paz e a estabilidade nas famílias e comunidades. Ela gera uma infinidade de custos para as sociedades em termos de saúde, educação, proteção social, justiça e produtividade, impedindo que as economias atinjam seu pleno potencial.

A solução está em respostas robustas, incluindo investimentos em prevenção.

No entanto, é alarmante o fato de que os dados sobre o quanto as nações estão se comprometendo a combater a violência contra mulheres e meninas ainda são muito escassos.

Apoiar e investir em organizações de direitos das mulheres é fundamental para acabar com a violência contra mulheres e meninas.

Pesquisas mostram que a presença de um movimento feminista forte e autônomo é o fator mais importante para impulsionar a mudança de políticas para acabar com a violência contra mulheres e meninas, tanto na elaboração de políticas nacionais quanto globais.

As organizações de mulheres desempenham um papel fundamental na prestação de serviços em nível local, reforçando o empoderamento das mulheres e alcançando aquelas que correm o risco de serem deixadas para trás.

No entanto, apenas 1% da ajuda estatal focada em gênero é direcionada a essas organizações, e o financiamento não melhorou, apesar do impulso crescente e da clara evidência de necessidade.

Três em cada quatro países não têm sistemas para acompanhar as alocações orçamentárias para a igualdade de gênero em geral. Os dados sobre os orçamentos nacionais para lidar com a violência contra mulheres e meninas quase não estão disponíveis.

De acordo com a última pesquisa, 78% dos países têm compromissos orçamentários para implementar a legislação que trata da violência contra a mulher.

Mas não está claro como os países estão integrando a prevenção em diferentes setores, incluindo educação, saúde, desenvolvimento econômico e proteção social.

É por isso que, durante os 16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero deste ano, pedimos que você nos mostre o quanto se importa.

Apelamos a todos os cidadãos: Diga-nos como você está agindo.

Você está usando sua criatividade para promover uma mensagem de tolerância zero à violência? Você usa seu tempo para se envolver com organizações de base que trabalham por um mundo onde mulheres e homens tenham direitos iguais? Ou talvez esteja questionando os estereótipos de gênero que contribuem para uma cultura de violência contra as mulheres em conversas on-line e off-line?

Também pedimos aos governos de todo o mundo que Invistam na prevenção para erradicar a violência contra mulheres e meninas.

Todo esforço investido na prevenção da violência contra a mulher é um passo em direção a um mundo mais seguro, mais igualitário e próspero.

A violência custa a todos nós.

Junte-se a nós para exigir investimentos e ações para acabar com ela.